Alcochete apresenta os 500 anos do Foral às crianças

Livro que conta a história de D. Manuel I apresentado na Biblioteca de Alcochete 

A Biblioteca de Alcochete, recebeu a apresentação do livro “Daqui e d’Além – Mar: 500 Anos do Foral de Alcochete contados às crianças”, no âmbito das Comemorações dos 500 Anos do Foral de Alcochete, que estão a decorrer no Concelho. Com texto de Andreia Varela e Jorge Moniz e ilustração de Geandra Lipa este livro editado pela Alfarroba conta a história do menino Joaquim que descobre quem foi D. Manuel I, a sua importância histórica no Portugal de 500, a sua relação com a Vila onde nasceu, a importância do Foral, através de uma conversa com o avô que lhe desperta o interesse para muitos elementos identitários de Alcochete, existentes na ruas e largos, nos monumentos e na relação com o rio Tejo. O Jardim do Rossio é o ponto de partida para esta “viagem” de descoberta da história local, onde figura a estátua do Rei Venturoso. A Editora Alfarroba cedeu os direitos de autor à Biblioteca de Alcochete nas vendas efectuadas durante o dia de lançamento.
Escritores apresentaram livro na Biblioteca de Alcochete 

Através deste livro, cuja apresentação assinalou também o Dia Nacional da Literatura Infantil, as comemorações dos 500 anos do Foral chegam também a um público mais novo: “Sentimos a necessidade de explicar o Foral também aos mais novos, e com esta parceria conseguimos fazê-lo de uma forma simples e agradável “, disse a vereadora da Cultura.
“Agradeço a todos o empenho dedicado ao projecto e foi com muito agrado que fizemos esta parceria com a editora Alfarroba no âmbito destas comemorações e da sua importância para a história e identidade locais”, referiu Raquel Prazeres.
A professora de história, Eduarda Adriano, do Agrupamento de Escolas de Alcochete fez uma breve contextualização do reinado de D. Manuel I, rei nascido em Alcochete e da forma como chegou ao poder, abordando também alguns dos aspectos mais determinantes do seu reinado.
A docente referiu também o envolvimento do Agrupamento de Escolas de Alcochete na preparação da Feira Quinhentista no âmbito da qual, têm sido desenvolvidos ao longo do ano lectivo diversos projectos em contexto de turma, relacionados com o quotidiano da época quinhentista.
Depois da contextualização histórica saltou do público uma pergunta: “Avô avô, quem é aquele? E a resposta foi: Oh Joaquim a estátua é a figura do Rei D. Manuel I. Nasceu aqui, nesta vila de Alcochete em Maio de 1469. E ordenou que em 1515 o Foral de Alcochete fosse publicado”.  Foi desta forma que a autora e a técnica da Biblioteca, Paula Margato, surpreenderam o público com a leitura de um excerto do livro.
“Nós vivemos em Alcochete, trabalhamos em Alcochete e somos frequentadores do espaço da Vila, e a história desenrola-se a partir de um ponto fundamental para quem tem crianças em Alcochete – o Jardim do Rossio - que é um ponto central, onde estão os baloiços, a antiga escola e a estátua de D. Manuel I, e é ali que o avô responde às questões do Joaquim, uma criança de 8 anos, sobre o rei que nasceu em Alcochete ”, começou por dizer uma das autoras da história, Andreia Varela.
“Criámos um elo amoroso, um elo de conhecimento, centrado na figura do avô que vai transportar o Joaquim ao longo de toda a história, que vai contar quem foi D. Manuel I e importância que teve, e o que significou o Foral para Alcochete, numa perpetuação da memória coletiva através da figura do avô do Joaquim”, sublinou Andreia Varela.

Vendas revertem a favor da Biblioteca de Alcochete 
Vendas do primeiro dia reverteram para a Biblioteca 
O livro integra um CD-ROM com vários conteúdos de exploração, nomeadamente, um guião de leitura, actividades, desde sombras chinesas a ilustrações para colorir, jogos de perguntas e respostas sobre o livro, a história e estrutura, e sobre D. Manuel I.
O co-autor deste livro e representante da editora Alfarroba apresentou a Editora que nasceu e está sedeada em Alcochete há 5 anos, e desenvolve trabalho com dezenas de autores de norte a sul do país e que publica diferentes tipos de livros, com especial enfoque no livro infantil, quer na sua construção quer depois em trabalhos em escolas e bibliotecas.
A Editora Alfarroba cedeu os direitos de autor à Biblioteca de Alcochete nas vendas efectuadas durante o dia de lançamento. Seguiu-se uma sessão de autógrafos dos autores e um beberete com um convívio no final da sessão de apresentação.
Na Biblioteca de Alcochete estiveram expostas algumas pinturas elaboradas por crianças das Escolas Básicas da Restauração e nº 2 de Alcochete, que participaram no ateliê de expressões de pré-lançamento do livro, que se realizou no dia anterior, orientado pela autora Andreia Varela, na qual participou também a vereadora da Cultura.

Agência de Notícias

Comentários