Tocha da Liberdade e da Paz passa pelo distrito de Setúbal

A chama da liberdade e da paz jamais deverá ser esquecida 

A Tocha da Liberdade e da Paz, que percorre a Europa para assinalar simbolicamente os 70 anos da libertação do campo de concentração Auschwitz-Birkenau, passa por Setúbal no dia 9 de Fevereiro, de manhã, num percurso que culmina na Praça de Bocage. A iniciativa atravessa o continente europeu a partir de um convite da Federação Internacional de Resistentes, à qual a União de Resistentes Antifascistas Portugueses, a Câmara de Setúbal e a União de Sindicatos de Setúbal se associam para promover localmente o evento. A Tocha da Liberdade e da Paz já esteve na Moita e em Grândola e passa ainda pelo Barreiro, Seixal,  Palmela e Almada. A Tocha estará em Portugal até ao dia 15 de Fevereiro e a intenção da Federação Internacional de Resistentes, promotora internacional da iniciativa, é que a mesma percorra todo o mundo, terminando a viagem em Berlim, Alemanha, no mês de Maio.
Tocha da Liberdade e da Paz já passou por Grândola esta semana 

“É importante termos disponibilidade para retermos o pleno significado desta tocha”, frisou o vereador da Autarquia sadina Pedro Pina, durante a apresentação da iniciativa em Setúbal, realizada ontem de manhã, na Casa da Cultura.
“A Câmara Municipal considera fundamental perpetuar a memória, entre todas as gerações, da intolerância e barbárie que o regime nazi infligiu a milhões de pessoas”, salientou o autarca.
Américo Leal, da URAP -União de Resistentes Antifascistas Portugueses -, recordou que “o povo português também sofreu com a II Guerra Mundial”, uma vez que “Salazar colaborou com a Alemanha nazi ao enviar produtos alimentares. Em Coimbra e no Alentejo, por exemplo, o povo veio para as ruas a exigir o fim do racionamento que, por aquele motivo, havia sido imposto”.
Américo Leal lembra-se “das mulheres que às três e às quatro da manhã iam para filas enormes só para poder ter pão”, uma entre várias recordações marcantes de um período que, para o dirigente, “foi ontem”.
Já Luís Leitão, da União de Sindicatos de Setúbal, complementou que o Estado Novo foi conivente com o regime nazi em vários outros aspetos, como “no envio de volfrâmio”.
A marcha da Tocha da Liberdade e da Paz em Setúbal tem início no dia 9, às sete da manhã, no estaleiro da Lisnave localizado na Mitrena. “É a presença de um objeto altamente simbólico num local cheio de significado para o concelho de Setúbal, representativo do trabalho e da luta contra a injustiça”, reforçou o vereador Pedro Pina.
Da Lisnave, a tocha segue para a EB+S Lima de Freitas, onde estará presente às 8h20, dando início a um périplo por vários estabelecimentos de ensino do concelho de Setúbal, nomeadamente a EB+S Ordem de Sant’Iago, a EB Luísa Todi e a EB Barbosa du Bocage.
No fim deste percurso, na Secundária Sebastião da Gama, onde a tocha está prevista chegar às 11 horas a marcha abandona os veículos automóveis, se as condições atmosféricas o permitirem, e deve seguir a pé, a passo de corrida, em direção a uma receção preparada nos Paços do Concelho, localizados na Praça de Bocage.
Após discursos evocativos da data e do simbolismo do evento, previstos para o meio-dia segue-se, na Praça de Bocage, uma largada de pombas da paz.

Tocha ainda passa pelo Barreiro, Seixal,  Palmela e Almada
A Tocha da Liberdade e da Paz está no distrito de Setúbal desde o último dia de Janeiro, quando chegou à Baixa da Banheira, no concelho da Moita. A Tocha foi recebida pelos autarcas da Moita, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, durante a Cerimónia anual de Atribuição dos Méritos Desportivos a atletas do concelho, O Município da Moita associou-se, assim, à iniciativa da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses que pretende assinalar e comemorar o 70º aniversário do fim da II Guerra Mundial e da derrota do Nazi-Fascismo, bem como homenagear os resistentes que se bateram heroicamente pela libertação dos seus países.
A Tocha da Liberdade e da Paz que esteve na terça-feira da Praça da Liberdade em Grândola, chega esta sexta-feira ao Barreiro. Será colocada no Largo do Mercado Municipal 1º de Maio onde está prevista a realização de diversas iniciativas dirigidas a alunos das escolas do concelho e à população em geral. Um dia depois a Tocha chega,  às 15 horas, aos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.
A 9 de Fevereiro a chama que representa a liberdade e a paz estará em Palmela. Às 15 horas está na Autoeuropa, às 16h15 na Escola Secundária de Palmela e encerra a sua passagem pelo concelho na Sede da Associação de Reformados, Pensionistas e Idoso de Pinhal Novo, onde chegará por volta das 17 horas.
Um dia depois, a 10 de Fevereiro, a Tocha vai percorrer as 11 freguesias do concelho de Almada.
A cerimónia oficial de receção da Tocha da Liberdade e da Paz será às 10 horas no edifício dos Paços do Concelho, fazendo depois percurso pelas 11 freguesias do concelho, com passagem por escolas, coletividades e instituições.
À noite, a partir das 21 horas, o Fórum Municipal Romeu Correia recebe a cerimónia oficial de encerramento da passagem da Tocha da Liberdade e da Paz por Almada. No final é apresentado o espetáculo As Canções de Brecht, com Luís Madureira e Teresa Gafeira. A entrada é livre.A Tocha da Liberdade e da Paz estará em Portugal até ao dia 15 de Fevereiro e a intenção da Federação Internacional de Resistentes, promotora internacional da iniciativa, é que a mesma percorra todo o mundo, terminando a viagem em Berlim, Alemanha, no mês de Maio.

Agência de Notícias


Comentários