Suspeitos de dezenas de assaltos detidos em Setúbal

Três reformados suspeitos de mais 20 assaltos foram apanhados em flagrante 

Quatro homens, entre os 51 e os 71 anos – três deles aposentados –, viviam de um esquema de furtos de norte a sul do País. Estão envolvidos em mais de vinte assaltos e acabaram por ser detidos em Setúbal, na terça-feira, pela PSP de Loures, que há um ano investigava o grupo. Na altura da detenção preparavam-se para concretizar mais um crime. Segundo fontes policiais, o gang começava por escolher um alvo – empresários e comerciantes que se faziam transportar em carrinhas – e vigiavam-no. Depois, aproveitavam um momento em que as vítimas paravam em áreas de serviço ou restaurantes para atacar os veículos, de onde furtavam todos os bens que conseguiam carregar. Os quatro homens serão esta quinta-feira presentes a um juiz.
PSP prende assaltantes reformados em Setúbal 

Quatro homens foram detidos na terça-feira, em Setúbal, por suspeita de dezenas de roubos e furtos qualificados em todo o território nacional, informou a PSP. 
A investigação que levou à detenção dos quatro homens, com idades entre os 51 e os 71 anos, já decorria há um ano na Divisão Policial de Loures, realçou o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, numa nota.
"Os suspeitos planeavam antecipadamente o local dos ilícitos, bem como o tipo de vítimas, estudando os seus movimentos", explicou a PSP.
Os homens cometiam os roubos ou furtos "normalmente entre as 11 e as 14 horas" e, enquanto as vítimas "paravam em certo local" para almoçar, "os suspeitos aproveitavam para subtrair vários bens que deixassem dentro da sua viatura, abandonando de imediato o local do ilícito", explicou a PSP.
Na sequência das detenções, as autoridades realizaram quatro buscas domiciliárias em Oeiras, Fernão Ferro, Benavente e Almada, recuperando diversos bens que suspeitam serem provenientes dos roubos.
Entre os bens recuperados estão um barco de recreio, duas viaturas, moedas de coleção, relógios, material de cosmética, material de construção civil, produtos de higiene pessoal, material automóvel e informático, várias caixas de brinquedos, artigos de desporto, tabaco, café, eletrodomésticos, máquinas fotográficas, aparelhos médicos, várias garrafas de bebidas, calçado, artigos em ouro e cerca de seis mil euros.
Foram ainda confiscados uma caçadeira, uma pistola, uma pressão de ar e um revólver, além de centenas de munições de vários calibres, um berbequim, uma rebarbadora, várias gazuas e um engenho mecânico para estroncamento de fechaduras das viaturas.
Os detidos, já com antecedentes criminais por crimes contra o património, serão presentes na quinta-feira no Tribunal da Comarca de Lisboa Norte – Núcleo de Loures, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

Agência de Notícias

Comentários