Setúbal oficializa candidatura a cidade europeia do desporto

"Um momento de extrema importância na vida da cidade"

A aceitação da candidatura de Setúbal a Cidade Europeia do Desporto em 2016 foi oficializada, no Fórum Municipal Luísa Todi, na cerimónia de abertura dos “13.ºs Jogos do Sado”, iniciativa municipal com atividades desportivas até Outubro. “A aceitação da candidatura de Setúbal a Cidade Europeia do Desporto em 2016 é, a par da abertura dos Jogos do Sado, um momento de extrema importância na vida da cidade”, salientou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, na declaração de abertura da 13.ª edição do evento desportivo. No calendário dos “13.ºs Jogos do Sado”, com um total de 42 eventos, dos quais 17 são no rio Sado e oito na Serra da Arrábida, destaque para a realização de uma etapa da Taça do Mundo de Águas Abertas FINA 2015, prova de natação com prestígio internacional e que reúne os melhores atletas do mundo na modalidade.
Setúbal quer ser capital europeia do desporto em 2016 

O anúncio oficial feito pela representação portuguesa da ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, entidade que atribui o galardão, “é o corolário das apostas que o Município tem concretizado ao longo dos últimos anos”, vincou a autarca no Fórum Municipal Luísa Todi completamente lotado.
“Esta é a prova de que os investimentos feitos no concelho estão a ter retorno”, realçou Maria das Dores Meira, convicta de que Setúbal será Cidade Europeia do Desporto em 2016, ano de competição olímpica. “Seremos vencedores, até porque temos todas as condições reunidas”.
Momentos antes da entrega ao Município de uma placa simbólica pela aceitação da candidatura setubalense, Nuno Santos, presidente da representação portuguesa da ACES Europe, afirmou que “Setúbal tem cumprido todos os requisitos necessários” para obter o galardão no próximo ano.
No habitual ambiente de confraternização de atletas, dirigentes, clubes e associações participantes nos Jogos do Sado, organizados pela Câmara  de Setúbal, com o apoio da Águas do Sado, o projeto arrancou com um espetáculo que juntou demonstrações desportivas e apontamentos culturais.
“Voltamos a viver as emoções de mais uma festa do desporto, evento que afirma a nossa cidade e o nosso concelho como um exemplo de boas práticas desportivas e de promoção de hábitos de vida saudáveis”, reforçou Maria das Dores Meira, sem esquecer a importância “social, económica e turística” dos Jogos do Sado.

Setúbal recebe melhores atletas do mundo em natação
Uma demonstração por antigos bailarinos da Academia de Dança Contemporânea da Setúbal, com a projeção de imagens de momentos desportivos que fizeram uma ponte entre o passado e o presente, iniciou a cerimónia do evento que ao longo de nove meses celebra o desporto.
O ecletismo do calendário dos jogos deste ano, com um total de 42 eventos, entre atividades de participação popular, provas escolares e competições oficiais, com o envolvimento de “milhares de setubalenses e azeitonenses em momentos de partilha e de diversão desportiva”, foi igualmente destacado pela autarca.
Os “13.ºs Jogos do Sado” materializam um momento em que Setúbal “recebe alguns dos melhores atletas do mundo em especialidades como a natação em águas abertas ou o biatle” e que mostra a vertente integradora, “com a organização de um conjunto de atividades de desporto adaptado”, realçou a presidente da Autarquia.
Em ritmo elevado, a cerimónia de abertura incluiu várias demonstrações desportivas, como dança hip-hop dos alunos de Sónia Ribeiro e do duo “Dor de Cabeça”, taekwondo da Liga dos Amigos da Terceira Idade, dança do ventre pela Dança & Companhia e salsa, bachata e quizomba pelo Enclave – Cultura em Movimento.
As demonstrações de fitness, pela ACM/YMCA, e de tumbling e ginástica de grupo, pelo Clube Ginástica Portugal, arrancaram os maiores aplausos da plateia, numa tarde com vários apontamentos culturais, nomeadamente pelo Coral Infantil de Setúbal, pelo duo 2Jah-Brothers e pelo Grupo Coral Alentejano “Os Amigos do Independente”.

"São milhares de pessoas, centenas de provas e dezenas de modalidades"
Jogos do Sado arrancaram este fim de semana em Setúbal 
A cerimónia de abertura incluiu a apresentação dos parceiros do projeto desportivo, agraciados com pequenas lembranças do Município, a par da exibição de um vídeo promocional dos “13.ºs Jogos do Sado”, representativo do ecletismo desportivo e com testemunhos de atletas participantes.
“Com o passar dos anos e com a experiência adquirida, os Jogos do Sado ganharam dimensão e assumiram-se como grande evento desportivo. Foi essa consciência e capacidade de crescer que projetaram o evento”, frisou Maria das Dores Meira, ao deixar um agradecimento especial à Águas do Sado, principal patrocinador.
No calendário dos “13.ºs Jogos do Sado”, com um total de 42 eventos, dos quais 17 são no rio Sado e oito na Serra da Arrábida, destaque para a realização de uma etapa da Taça do Mundo de Águas Abertas FINA 2015, prova de natação com prestígio internacional e que reúne os melhores atletas do mundo na modalidade.
No elenco desportivo, a dinamizar entre Fevereiro e Outubro, sobressaem ainda outras provas como o Campeonato da Europa de Biatle/Triatle, a Taça de Portugal de Kayak-Mar, o XV Raide Bicasco, o III Aquatlo Cidade de Setúbal, o III Duatlo Jogos do Sado e etapas dos campeonatos nacionais de Kayak-Polo e de Master Laser.
A autarca, ao fazer uma retrospetiva das 13 edições consecutivas dinamizadas na cidade, com desporto para todos, frisou que “a cada ano que passa os Jogos do Sado crescem, fruto do envolvimento de população, do trabalho mas também da dedicação” dos vários parceiros do projeto.
“São milhares de pessoas, centenas de provas e dezenas de modalidades ao longo de destes anos. Esta é a vontade que nos move, de fazer mais e em prol da qualidade de vida da população. Declaro abertos os 13.ºs Jogos do Sado”, anunciou Maria das Dores Meira.

Agência de Notícias

Comentários