Sesimbra é Peixe com arte vai voltar às ruas da vila

Terceira fase do projeto já tem inscrições abertas 

Estão abertas inscrições para a terceira edição do passatempo Sesimbra é Peixe e Arte na Rua. As propostas devem ser entregues até 31 de Março. A elaboração dos trabalhos decorre de 15 de Abril a 30 de Maio. Para além das portas e janelas nas zonas incluídas nas fases anteriores, nesta terceira fase o projeto é alargado a paredes e muros na primeira linha de praia que se encontrem degradados, o que contribuirá para melhorar a paisagem urbana. Pelos trabalhos que já estão à vista na vila resultantes das duas primeiras fases, esta nova fase do projeto será tão surpreendente como as primeiras. O autor do melhor desenho leva para casa 500 euros. 
Projeto tem embelezado portas e janelas da vila de Sesimbra


Tal como na segunda edição, os trabalhos poderão ser votados pelo público, através do site da Câmara de Sesimbra ou em impresso disponível no Posto de Turismo de Sesimbra, que terá um peso final de 45 por cento, cabendo ao júri os 55 por cento restantes. O prémio final é de 500 euros.
Esta iniciativa decorre no âmbito da Campanha Sesimbra é Peixe, com o objetivo de enaltecer os fatores históricos, culturais, étnicos, paisagísticos e ambientais ligados ao peixe e à comunidade sesimbrense.
A primeira fase do passatempo realizou-se no primeiro semestre de 2014 e contou com a participação de 11 artistas e 19 obras. A vencedora foi Maria da Conceição Chanoca, com a obra Octopus, que está patente numa janela da Travessa Cândido dos Reis.
"Não estava à espera de ganhar, porque o mais importante foi participar e ter contribuído para embelezar ainda mais a minha terra. A pintura é uma chamada de atenção para um dos moluscos mais capturados na zona de Sesimbra", disse Maria da Conceição Chanoca, natural de Sesimbra, a artista vencedora da primeira fase do concurso.
"Este projeto superou as minhas expectativas, não apenas pela forte adesão que suscitou junto dos artistas, mas também pela qualidade dos trabalhos, pelo que quero felicitar todos os que participaram nas duas fases do concurso", referiu o presidente da autarquia de Sesimbra, que também mostrou a sua satisfação pelas reações positivas da população, e elogiou a disponibilidade dos proprietários dos imóveis, "que agora estão mais bonitos", sublinhou Augusto Pólvora, durante a entrega de prémios na segunda fase do projeto. 
A segunda fase decorreu no segundo semestre de 2014 e envolveu 11 artistas e 22 trabalhos. A vencedora foi Tânia Cardoso, com a obra Histórias Perdidas de Mundos Flutuantes, que pode ser vista na Rua Serpa Pinto.

Agência de Notícias

Comentários