São Francisco assinalou 30 anos como freguesia

"As freguesias são muito importantes na vida das populações"

A Junta de Freguesia de São Francisco promoveu a Sessão Solene comemorativa do 30º aniversário da elevação de São Francisco à categoria de freguesia, que reuniu no Salão da Junta, autarcas, ex-autarcas envolvidos no processo de criação da freguesia, representantes do Movimento Associativo e munícipes. “No ano em que comemoramos os 500 anos de atribuição de Foral a Alcochete e os 117 anos da Restauração do Concelho, celebramos (em São Francisco) 30 anos como Freguesia”, foi desta forma que o Presidenta da Junta de Freguesia de São Francisco deu início à sua intervenção recordando que é na freguesia que reside a génese do concelho de Alcochete. Luís Miguel Franco, chefe do executivo municipal, espera a médio prazo, São Francisco passe a ser a terceira vila do concelho de Alcochete.
Luís Miguel Franco marcou presença nas comemorações  

“Em bom tempo este Executivo da Junta de Freguesia iniciou estas comemorações relacionadas com a elevação de São Francisco à categoria de freguesia. E num momento também muito particular pois as freguesias são muito importantes na vida das populações”, disse o Presidente da Câmara de Alcochete.
“As fontes de financiamento das freguesias são cada vez menores e se não fossem as Câmaras Municipais muito dificilmente as freguesias teriam condições para prestar serviço público de proximidade às suas populações”, que no entender de Luis Miguel Franco ficou a perder com a reforma administrativa no âmbito da qual foram extintas mais de mil freguesias no país.
No final da sua intervenção Luis Miguel Franco deixou um desafio a médio prazo, de São Francisco ser a terceira vila do concelho de Alcochete.
“No ano em que comemoramos os 500 anos de atribuição de Foral a Alcochete e os 117 anos da Restauração do Concelho, celebramos (em São Francisco) 30 anos como Freguesia”, foi desta forma que o Presidenta da Junta de Freguesia de São Francisco deu início à sua intervenção recordando que é na freguesia que reside a génese do concelho de Alcochete.
Luís Madeira destacou a iniciativa do Grupo Parlamentar Partido Comunista que apresentou em 1983 o projecto de lei sobre a criação da Freguesia de São Francisco e recordou também as pessoas que integraram a Comissão Instaladora da Freguesia, assim como Domingos Custódio, o primeiro Presidente da Junta, e todos os presidentes que o sucederam.
“A todos os homens e mulheres (…) que de alguma forma contribuíram para o enaltecimento da nossa Freguesia quero prestar aqui a minha, que também é de todos quantos me acompanham, sincera homenagem”, referiu o autarca de freguesia.
E acrescentou: “Também devemos prestar homenagem a todos os que contribuem para o desenvolvimento da nossa freguesia,  os nossos comerciantes, que lutam diariamente e contra as mais variadas adversidades para manter os seus espaços abertos”.
A sessão comemorativa chegou ao fim com um apontamento de fado protagonizado por António Pinto Basto e Tiago Correia acompanhados à guitarra por Pedro Vilanova e à viola por José Clemente.

Agência de Notícias

Comentários