Palmela já prepara Orçamento Participativo para 2016

Reuniões do Orçamento Participativo acontecem esta semana  

A Câmara de Palmela está a preparar o ciclo Orçamento Participativo 2015, dando continuidade ao projeto de gestão pública participada, implementado há mais de uma década e aprofundado em 2014, com vários momentos de encontro e partilha com as populações, as entidades locais e os trabalhadores do Município. A participação tem sido "acarinhada, em Palmela, como metodologia privilegiada de trabalho e como caminho de enriquecimento da democracia e do poder local" numa aposta forte, diz a autarquia,  "na gestão partilhada com as pessoas".  A primeira reunião decorreu ontem à noite, em Águas de Moura. E segue esta noite para Pinhal Novo, amanhã no Poceirão e a 10 de Abril, os autarcas ouvem as propostas da freguesia de Palmela. O circulo fecha a 13 de Abril, na Quinta do Anjo. As propostas consensuais e ao alcance das possibilidades do município serão apresentadas em Outubro.
Reuniões do Orçamento Participativo regressam a Palmela em Abril 

O calendário Orçamento Participativo 2015, em Palmela, contará "com uma primeira ronda de reuniões durante o mês de Abril, para recensear preocupações e propostas e priorizar opções no que respeita às áreas de intervenção municipal", diz a Câmara de Palmela. Em Setembro, "será realizado o debate e a hierarquização das ideias apresentadas em Abril, no sentido de integrar nas Grandes Opções do Plano 2016-2019 o maior número possível de propostas consensuais e ao alcance das possibilidades do Município", garante a autarquia que vai apresentar, em Outubro, os resultados das sessões públicas e a proposta de Orçamento 2016 e Grandes Opções do Plano.
As sessões de Abril contemplam encontros com os trabalhadores municipais nos dias 9 e 10, e reuniões com os munícipes em cada uma das freguesias, entre 6 e 13 de Abril.
A participação tem sido "acarinhada, em Palmela, como metodologia privilegiada de trabalho e como caminho de enriquecimento da democracia e do poder local" numa aposta forte, diz a autarquia,  "na gestão partilhada com as pessoas".  
Dentro do vasto leque de processos participativos em curso no concelho - do Projeto Educativo Local aos programas vocacionados para os públicos infantil e juvenil “Eu Participo Crianças e Jovens/ Agir pelos Direitos/ Poder Local”, passando pelo “(A)gente do Bairro” ou pelas Semanas das Freguesias - o Orçamento Participativo "assume papel de destaque pela grande abrangência das decisões tomadas com as populações, com impactos diretos e muito significativos no seu quotidiano e na sua qualidade de vida", explica o gabinete de imprensa da Câmara de Palmela.
O Município disponibilizou para consulta, na site da autarquia na internet, o documento “Orçamento Participativo 2014: Resultados – Compromissos – Debate”. Além de informação diversa sobre os processos participativos em curso e os documentos de gestão, o documento integra uma compilação das propostas e dos assuntos levantados em cada uma das reuniões plenárias realizadas no ano passado, bem como o desenvolvimento de que foram alvo.

Calendários das reuniões com a população 
6 de Abril | Marateca
7 de Abril | Pinhal Novo
8 de Abril | Poceirão
10 de Abril | Palmela
13 de Abril | Quinta do Anjo

Comentários