Montijo inaugurou nova igreja no Bairro do Areias

"Montijo revê-se numa tradição de tolerância e em valores universalistas" 

Na passada sexta-feira, dia 20 de Fevereiro, nas Colinas do Oriente-Bairro do Areias, no Montijo, foi inaugurada a nova Igreja dos Pastorinhos. Centenas e centenas de pessoas, inúmeras entidades convidadas estiveram presentes numa cerimónia com missa presidida pelo Bispo de Setúbal. O sonho da igreja começou a materializar-se com a cedência de um terreno junto à Urbanização Colinas do Oriente, em 2001, por parte da câmara. "A construção de uma igreja é um serviço à cultura", lembrou o Bispo de Setúbal. A obra que começou a ser erguida em Abril do ano passado, pretende "ser um espaço de culto, de encontro, de cultura, de amizade e de celebração", disse o presidente da Câmara do Montijo. 
Nuno Canta marcou presença na inauguração da nova igreja

Gilberto Canavarro dos Reis salientou que se “cumpriu um sonho antigo de construção de uma igreja numa nova parte do Montijo. A construção de uma igreja é um serviço à cultura. Hoje é um grande dia de alegria para a Diocese de Setúbal e para o Montijo”, afirmou. O Bispo de Setúbal relembrou, ainda, “o papel fundamental da câmara na cedência do terreno e outros meios que colocou ao dispor da comunidade”.
O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, classificou a cerimónia como um “momento único para a cidade. Esta obra é mais que uma igreja, pois pretende ser um espaço de culto, de encontro, de cultura, de amizade e de celebração. A cidade do Montijo revê-se numa tradição de tolerância e em valores universalistas que inspiram o melhor que há em nós. A minha presença aqui é em nome destes valores. Espero que a interpretem como uma proximidade à vossa comunidade”, afirmou o autarca.
O Padre Leonel Neves, pároco responsável pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Montijo da qual faz parte a nova Igreja dos Pastorinhos, manifestou toda a sua felicidade pela concretização deste sonho, agradeceu o trabalho de toda a comunidade e o apoio da câmara.
A história da construção da Igreja dos Pastorinhos está, inicialmente, ligada à persistência de Maria da Luz, uma cidadã do Montijo com uma vida dedicada às causas sociais. Desde a década de 80, que Maria da Luz, juntamente com antigos e atuais párocos, outros elementos da Diocese de Setúbal, da comunidade católica do Bairro do Areias e com a disponibilidade e apoio da câmara tentaram encontrar uma solução para a construção da igreja.
O sonho da igreja começou a materializar-se com a cedência de um terreno junto à Urbanização Colinas do Oriente, por parte da câmara. Em 2001, este terreno, com 2.200 m2, foi cedido à Comissão para a Construção da Igreja do Bairro do Areias. A construção efetiva da Igreja dos Pastorinhos iniciou-se no dia 28 de Abril de 2014.

Agência de Notícias

Comentários