Jogos do Sado foram apresentados em Setúbal

A maior prova desportiva de Setúbal está de volta este domingo

Os 13.ºs Jogos do Sado, apresentados ontem e a decorrer em Setúbal entre Fevereiro e Outubro, batem o recorde de eventos organizados na história deste programa municipal de promoção e incentivo da prática desportiva. A edição de 2015, divulgada ontem, ao final da manhã, na Casa da Baía, conta com um total de 42 eventos desportivos, mais 12 do que em 2014, período em que já se havia registado um aumento significativo no número de iniciativas desenvolvidas no âmbito dos Jogos do Sado. Tal como nas 12 edições anteriores, os Jogos do Sado de 2015 continuam a promover eventos desportivos de diferentes naturezas e para vários públicos, o que significa a organização de provas para atletas amadores e federados e de caráter competitivo ou lúdico, para adultos e crianças, incluindo pessoas com deficiências.
Jogos do Sado arrancam este fim de semana e terminam em Outubro

A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou na apresentação à imprensa desta edição, com “nove meses de eventos e mais de cinquenta dias de atividade desportiva”, que, “sem se perder o rigor e a qualidade organizacional”, a autarquia quer “permitir novos acessos, novas ideias, novos desafios, numa perspetiva global de crescimento que implica o estabelecimento de objetivos quantitativamente nunca registados”.
Tal como nas 12 edições anteriores, os Jogos do Sado de 2015 continuam a promover eventos desportivos de diferentes naturezas e para vários públicos, o que significa a organização de provas para atletas amadores e federados e de caráter competitivo ou lúdico, para adultos e crianças, incluindo pessoas com deficiências.
“Noutro concelho, noutro local, seria difícil organizar uns Jogos semelhantes sem representar um esforço enorme para o erário público. Aqui, graças ao envolvimento com o movimento associativo, o apoio de patrocinadores como a Águas do Sado e a dedicação dos técnicos municipais, os Jogos do Sado não só não representam esse peso, como se assumem como um programa de excelência para a prática de uma vida saudável”, realça Maria das Dores Meira.
A importância deste programa municipal foi também realçada por Ana Oliveira, diretora-geral da Águas do Sado. “A empresa está há 17 anos em Setúbal e há 13 com os Jogos do Sado [desde o início]. Isso é representativo da importância deste evento, além do nosso empenho para com a população local e a promoção da adoção de estilos de vida saudáveis”.

Rio Sado e Serra da Arrábida recebem provas 
No calendário previsto para a edição deste ano destaca-se a realização de uma etapa da Taça do Mundo de Águas Abertas FINA 2015, prova de natação com prestígio internacional e que reúne os melhores atletas do mundo na modalidade.
Mas entre o elenco de provas a desenrolar no âmbito dos Jogos do Sado sobressaem ainda outras, como o Campeonato da Europa de Biatle/Triatle, a Taça de Portugal de Kayak-Mar, o XV Raide Bicasco, o III Aquatlo Cidade de Setúbal, o III Duatlo Jogos do Sado e etapas dos campeonatos nacionais de Kayak-Polo e de Master Laser.
“Do total dos 42 eventos a organizar, 17 decorrem no rio Sado e oito na Serra da Arrábida”, sublinhou José Pereira, chefe da Divisão de Desporto da Câmara  de Setúbal, para apontar o envolvimento cada vez maior do programa com os espaços naturais envolventes à cidade.
Razões que levaram o vereador com o pelouro do Desporto na Autarquia, Pedro Pina, a referir que “o número ‘13’ destes Jogos do Sado auguram algo de extraordinário para um programa que é muito especial e que chega, a cada edição, sempre a mais pessoas, sejam atletas ou público”.
A importância deste programa municipal foi ainda reforçada por Pedro Pina ao anunciar que na cerimónia de abertura dos 13.os Jogos do Sado, a realizar no domingo, às cinco da tarde, no Fórum Municipal Luísa Todi, Setúbal recebe oficialmente a placa de “Candidata a Cidade Europeia do Desporto”.

Vários eventos pensados exclusivamente para escolas
O calendário de 2015, a divulgar na íntegra em breve no site da Câmara de Setúbal, conta ainda com atividades lúdicas com grande êxito junto da população, como a Marcha dos 3 Castelos, a III Marginal do Rio Azul, a Baía do Sado a Nado, o V Setúbal Bike Tour e a Regata de Banheiras e Insólitos.
O desporto adaptado merece igual atenção no decurso dos Jogos do Sado, sendo, “desde sempre, uma forte aposta nos programas apresentados”, salientou José Pereira.
Nesta área, destacam-se, por exemplo, o Torneio Escolar de Boccia e a segunda edição do Open Baía de Setúbal em Ténis em Cadeiras de Rodas, prova de âmbito internacional.
O público até aos 15 anos também é alvo de atenção especial, nomeadamente na edição deste ano.
Os 13.ºs Jogos do Sado reservam vários eventos pensados exclusivamente para escolas, entre os quais se evidenciam percursos pedestres e a promoção de atividades náuticas, agora com a novidade da inclusão da modalidade de stand-up paddle, uma variante do surf, com remo.
“Como podem constatar, estão reunidas todas as condições para mais uma grande festa desportiva em Setúbal com os Jogos do Sado, festa em que desejamos ver o maior número possível de participantes e de atletas”, concluiu Maria das Dores Meira.

Agência de Notícias

Comentários