Desporto é prioridade para a Câmara Municipal do Montijo

Câmara apoiou em mais de 500 mil euros as associações desportivas e culturais em 2014

Na última reunião de câmara do Montijo, o vereador Francisco dos Santos, responsável pelo pelouro do desporto, falou sobre a Política Desportiva Municipal, realçando as práticas da autarquia nesta área. O vereador garantiu que “o desporto se afirma como uma das grandes prioridades” da Câmara  do Montijo decorrente da “sua crescente valorização social, dos benefícios da prática regular de atividade física e também pelas potencialidades turísticas e de projeção mediática” que alguma modalidades trazem ao concelho, como é o caso da Maratona de BTT de Canha, realçou Francisco dos Santos.  
Maratona de BTT de Canha é a maior prova desportiva do concelho

É consciente desta importância que a política desportiva municipal assenta em diversas vertentes, com destaque para a gestão dos equipamentos e espaços desportivos, o estabelecimento de parcerias e o apoio ao movimento associativo, a concretização de programas e atividades desportivas e a organização de eventos e espetáculos desportivos.
Na sua intervenção, o vereador Francisco dos Santos revelou que, durante o ano de 2014, a Câmara Municipal de Montijo "prestou apoios materiais, logísticos e financeiros ao movimento associativo num valor superior a 563 mil 846,23 euros.
Em 2014, foram abrangidas 48 associações e entidades concelhias sem fins lucrativos, no âmbito do Regulamento de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo Associativo. Na atual época desportiva a decorrer, estão celebrados Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo e Protocolos de Colaboração com 29 entidades, para a promoção do desporto e da cultura.
Assumindo uma vontade permanente de melhoria e desenvolvimento para o concelho, o vereador Francisco dos Santos garantiu, ainda, que a Câmara do Montijo "continuará a trabalhar na preparação da nova época desportiva" e, inclusive, “na revisão e atualização de alguns instrumentos de gestão que precisam de um novo olhar", como é o caso "dos Regulamentos relativos às Instalações Desportivas e a Carta Desportiva”, concluiu o responsável pelo pelouro do desporto na autarquia.
Na freguesia de Canha realiza-se a maior prova desportiva do concelho. Em 2014, em Dezembro, a prova contou com mais de 500 atletas. Nesta prova já com bastante tradição, a maioria dos atletas repete a sua presença, mas são muitos que chegam pela primeira vez. 
Canha reflete na íntegra o lema “O Campo Aqui Tão Perto”, com características extraordinárias para os desportos de aventura, nomeadamente o BTT através dos seus bons trilhos entre floresta e zonas agrícolas, que apesar do acentuado grau de dureza são acessíveis à maioria dos participantes.
A Maratona BTT Canha, organizada pela Câmara Municipal do Montijo, Associação Amigos do Campo e Aventura, Junta de Freguesia de Canha e Bombeiros Voluntários de Canha, promete ser um grande dia para a Vila de Canha e para a promoção da modalidade.

Agência de Notícias


Comentários