Contentores "de acusações" entre PS e PSD do Barreiro

PSD e PS trocam acusações por causa do terminal de contentores do Barreiro 

Com o Barreiro - e o distrito de Setúbal - à espera da decisão do Governo de deslocar [ou não] o terminal de contentores da capital portuguesa para a cidade do Barreiro, estalou uma "guerrilha" entre socialistas e social-democratas do concelho. De um lado, o líder do PSD local, Bruno Vitorino, acusa o PS de não saber "o que quer para o Barreiro, pois num dia diz uma coisa e noutro diz outra relativamente a muitas matérias”, sendo o terminal de contentores para o Barreiro "um forte exemplo dessa inconsistência e dessa forma irresponsável de estar na política". Apesar de não estar contra a vinda da infraestrutura para a cidade, André Pinotes Batista, líder do PS Barreiro, defende, que sejam feitos “estudos de impate ambiental, de viabilidade económica e de acessibilidades". O PS rejeita "uma visão maniqueísta sobre esta matéria" e não quer o terminal no Barreiro "a qualquer custo". 
Terminal de Contentores abre guerra entre PS e PSD no Barreiro 

O PSD e o PS do Barreiro trocam acusações sobre o novo terminal de contentores. Os social-democratas sublinham que o PS “à segunda, terça e quarta-feira quer o terminal de contentores para o concelho”, pois “o mesmo é muito importante”, depois, à quinta e sexta-feira diz que “o governo tem de parar imediatamente o processo", pois “não tem legitimidade a 10 meses de eleições para tomar qualquer decisão”, diz Bruno Vitorino, líder do partido no Barreiro.
O PSD considera que é uma “irresponsabilidade querer, em nome nem se percebe de quê, adiar este processo por mais um ou dois anos”. O presidente da distrital do PSD entende que há muito que o PS “não sabe o que quer para o Barreiro" pois “num dia diz uma coisa e noutro diz outra relativamente a muitas matérias”, sendo o “terminal de contentores para o Barreiro um forte exemplo dessa inconsistência e dessa forma irresponsável de estar na política”.
Este projeto é "o primeiro que surge para o Barreiro em muitas décadas que não onera o contribuinte nem as gerações futuras, mas que respeita a tradição industrial do concelho criando postos de trabalho reais, sustentado em privados que querem investir aqui. Prova ainda que o Barreiro se vende como local de interesse para grandes investimentos por si próprio, bastando apenas existir vontade e iniciativa, que não pode depender apenas do governo como neste caso. A criação de uma Agência Local para o Investimento, é hoje uma necessidade evidente, que não pode ser também ignorada", diz o responsável pelo PSD na cidade.
Bruno Vitorino refere que a posição do PS Barreiro é que “concordam com o terminal”, mas “têm de o travar imediatamente”, acrescentando que “isto representa uma bipolaridade política de querer uma coisa e o seu inverso”. 
O PSD Barreiro, diz Bruno Vitorino, "apesar de todas as diferenças ideológicas que nos separam do PCP, bem como as acentuadas diferenças de estratégia para o desenvolvimento local e na gestão do dia-a-dia da cidade – reconhece o empenho da presidente da Câmara nesta matéria, e apela ainda a todos os partidos e forças vivas do Concelho – e mesmo ao PS do Distrito e Nacional - para que se unam em torno deste projeto que pode ser decisivo para dar futuro ao Barreiro, e ajude ao desenvolvimento da região e do país", conclui o responsável social-democrata.

PS não é contra mas exige "estudos" 
Já o líder do PS Barreiro reafirma que o partido é “por princípio favorável à instalação de um terminal de contentores no Barreiro”, mas explica que a importância e complexidade que revestem este processo exige que sejam feitos “estudos de impate ambiental, de viabilidade económica, de acessibilidades, entre outros”. André Pinotes Batista deixa críticas à actuação do secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações e rejeita a ideia de se aceitar qualquer solução para o concelho por “imediatismo eleitoral”.
O responsável socialista sublinha ainda que rejeita "uma visão maniqueísta sobre esta matéria” e desafia "o PSD, e todas as forças políticas, a abandonarem uma postura propagandística” e a “participarem num processo de discussão participado e transparente”, realça André Pinotes Batista.

Agência de Notícias

Comentários