Novo Centro de Saúde no Pinhal Novo "é urgente"

Palmela exige construção urgente da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Pinhal Novo

A Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, uma moção na qual volta a exigir a construção urgente da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Pinhal Novo – Sul, relembrando o longo processo negocial estabelecido com o Ministério da Saúde. O Município reafirmou, também, a sua disponibilidade para assumir o lançamento da empreitada, a fiscalização da obra e o arranjo e manutenção dos espaços exteriores do futuro equipamento, mantendo a postura de cooperação institucional iniciada com a cedência de terreno. A necessidade de construção urgente de uma nova Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados em Pinhal Novo, que já esteve na agenda do Governo, é "reconhecida e assumida como prioritária" por todas as forças políticas. Há um ano, em reunião com a autarquia, o Governo  “reconheceu a urgência da construção do equipamento”. No entanto, “o assunto arrasta-se, com a agravante de as condições de atendimento e de acessibilidade nas extensões da Rua Guerra Junqueiro e Rua Zeca Afonso se deteriorarem e se afigurarem insuficientes” para a população de Pinhal Novo. 

Atual centro de Saúde  já não dá resposta aos utentes da vila

A construção de um Centro de Saúde no lado sul de Pinhal Novo é uma reivindicação antiga quer das autarquias [Câmara e junta de freguesia local] quer da população que há muito pede uma resposta final. Depois de avanços e recuos na construção do "desejado" Centro de Saúde no lado sul de Pinhal Novo, o projeto está metido na gaveta e de lá custa a sair para o terreno. Terreno aliás que a autarquia já "deu" ao ministério da Saúde, como relembra a moção aprovada pela maioria comunista que gere da autarquia, pelos três vereadores socialistas e pelo vereador da ala direita da autarquia, Paulo Ribeiro, em representação da coligação PSD/CDS-PP.
Reconhecida como prioritária pela Administração Central e veementemente exigida pelas populações e pelas autarquias locais, a nova unidade de saúde já conheceu diversos projetos de construção e muitos avanços e recuos por parte dos sucessivos Governos, desde a celebração da escritura de cedência de terreno, em 2008.
Em Janeiro do ano passado, o presidente da Câmara de Palmela foi recebido pelo Secretário de Estado Adjunto da Saúde, que reconheceu a necessidade da construção da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Pinhal Novo – Sul como sendo prioritária. No entanto, lembra a autarquia, "seis meses depois, em resposta a uma pergunta efetuada pelo Grupo Parlamentar do PCP, sobre a necessidade urgente do equipamento, o Gabinete do Ministro informou da não existência de data prevista para a sua construção".
Em Outubro do ano passado, o presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo "comprometeu-se a agendar uma visita ao terreno, o que ainda não se concretizou", diz a Câmara de Palmela.
A "urgência" da obra é travessal a todas as forças políticas que "já exigiram" a construção do equipamento de Saúde nos terrenos da Quinta do Pinheiro, em Pinhal Novo. Até porque, relembra a autarquia, há dados muito preocupantes na freguesia,  "como o facto de 87,6 por cento dos 9810 utentes do Centro de Saúde da Rua Guerra Junqueiro, em Pinhal Novo, não disporem de médico de família".
Posto isso e considerando a informação fornecida em 2014, que dá conta da existência de um novo projeto, com menores custos, o Município de Palmela "volta a reivindicar a afetação rápida dos meios necessários à construção da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Pinhal Novo – Sul. A nova unidade de Saúde irá "cuidar da saúde" a 15 mil utentes e aliviar a sobrelotação das duas unidades de saúde, nas ruas Guerra Junqueiro e Zeca Afonso, respetivamente, que há muito deixaram de dar resposta à vila mais populosa do concelho.

Comentários