Construção da ETAR de Canha vai arrancar este ano

PSD garante início da obra no segundo semestre deste ano

As obras de construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais, em Canha, no concelho do Montijo, vão arrancar no segundo semestre deste ano, afirmam os autarcas do PSD do Montijo, citando uma informação do conselho de administração da Simarsul. Os social-democratas, em comunicado, consideram que “vai que avançar uma obra muito necessária para o município”, bem como “vai existir um reforço da rede”, nomeadamente “coletores, em zonas pontuais, a realizar em 2016 e 2017”. Apesar desta obra - e de outras que já estão concluídas no concelho, o PSD do Montijo alerta que continuam a existir problemas para resolver o escoamento dos esgotos em várias zonas do concelho, nomeadamente os bairros periféricos da cidade. Tudo porque, dizem os social-democratas, "falta a realização da rede de saneamento por parte do município". 
PSD acusa autarquia do Montijo de não melhorar rede de saneamento 

Os autarcas do PSD do Montijo afirmam que as obras para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) a ser construída na freguesia de Canha, vão iniciar no segundo semestre deste ano.
A informação do arranque da obra foi dada aos social-democratas pelo Conselho de Administração da Simarsul, que detém a concessão, em regime de exclusividade, da atividade de recolha, tratamento e rejeição de efluentes (águas residuais) em oito dos municípios que fazem parte da Península de Setúbal – Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.
“Esta é a confirmação de vai que avançar uma obra muito necessária para o concelho, bem como irá existir um reforço da rede, nomeadamente coletores, em zonas pontuais, a realizar em 2016 e 2017”, adiantam os social-democratas do Montijo.
Os autarcas do PSD sublinham existir capacidade instalada, tanto ao nível das ETAR's já construídas como das estações elevatórias com capacidade para resolver o escoamento dos esgotos em várias zonas do concelho, nomeadamente os bairros periféricos da cidade de Montijo.
No entanto, apesar de existir essa infraestrutura instalada, e de existir vontade por parte da Simarsul para receber esses efluentes, falta a realização da rede de saneamento por parte do município.

Críticas à gestão do saneamento da câmara
“A resolução dessa necessidade só depende da vontade e da capacidade do município, nomeadamente dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento cuja gestão tem sido feita por Nuno Canta, atual presidente do Montijo e anteriormente enquanto vereador, que nunca demonstrou sensibilidade para a resolução dos problemas do escoamento dos esgotos da cidade”, acusa o PSD.
Os social-democratas acusam ainda o PS de, em todos estes anos, não conseguiu resolver esta situação, “mesmo quando recebia grandes somas provenientes de taxas urbanísticas pagas pelo desenvolvimento do sector da construção”.
“O PS não soube utilizar essas verbas que eram pagas para reforço das infraestruturas urbanísticas, estendendo as redes de saneamento de modo a resolver os problemas dos esgotos em muitos bairros e zonas periféricas junto a áreas urbanas. Neste momento, fica saliente a incapacidade de gerir bem essas verbas, constituindo uma dificuldade acrescida face a redução das taxas urbanísticas”, conclui o comunicado do PSD do Montijo.

Agência de Notícias

Comentários