Carnaval de Sines anima a cidade até 18 de Fevereiro

Muita alegria, fantasia e muito "bom humor" desfila, no maior Carnaval alentejano 

A edição de 2015 do Carnaval de Sines, um dos mais emblemáticos do país, decorre até 18 de Fevereiro, com um conjunto de atividades repletas de cor e fantasia. A Siga a Festa -Associação Carnaval de Sines convida as pessoas a participarem nesta festa, porque vai haver “desde sexta a quarta-feira à noite, muitos grupos, muita animação de rua, bailes e corrida mascaradas”, onde se “junta o desporto à brincadeira”. As críticas ao Governo e ao poder local e a crise, a par de outros assuntos menos sérios, vão desfilar na Avenida General Humberto Delgado, entre domingo e terça-feira, sendo esperadas mais de 15 mil pessoas para assistir aos corsos carnavalescos, com o corso de segunda-feira à noite a ser, cada vez mais importante, na maior festa carnavalesca do Alentejo. Este evento conta este ano com, aproximadamente, dois mil participantes, que se dividem por cerca de 40 grupos, tendo a câmara municipal apoiado com 45 mil euros. 

Carnaval de Sines terá este ano mais de 40 grupos 

O carnaval de Sines sempre foi  “sinónimo de cor, alegria” e “bom humor”, realça o presidente da Câmara de Sines. Nuno Mascarenhas considera que as pessoas devem ir a este evento, porque vão “ter a experiência de um carnaval com uma longa tradição, ideias novas” e com “um grande empenho da comunidade de voluntários que o promove”.
O autarca lembra que Sines é nesta altura do ano um destino turístico, visto que é “a localidade alentejana com maior tradição carnavalesca” e quem “se desloca a esta cidade está habituado a participar num carnaval muito animado, enraizado na comunidade e com capacidade de inovar”. Nuno Mascarenhas entende que este evento dinamiza a economia local de Sines, uma vez que “atrai milhares de visitantes”, de todas as proveniências, o que “contribui para animar o comércio” e a “restauração durante os dias em que decorre”. A festa arranca já esta manhã com o desfile das escolas do concelho.
Já a presidente da Associação Siga a Festa, entidade que coordena todos os grupos carnavalescos de Sines, adianta que durante este certame “os hotéis e os restaurantes fazem pacotes de promoção e de descontos”, com o objetivo de “atrair um maior número de visitantes”. Maria Alexandra Oliveira convida as pessoas a participarem nesta festa, porque vai haver “desde sábado a terça-feira à noite, muitos grupos, muita animação de rua, bailes e corrida mascaradas”, onde se “junta o desporto à brincadeira”.
A responsável pela associação sublinha que as “condições climatéricas” condicionam o número de visitantes, que se reflete no ponto alto do evento, que “antes era na terça-feira porque era feriado” e agora, consoante o tempo, é  “à segunda-feira à noite, com muitos mascarados”, pelas principais artérias da cidade e no “domingo com a presença de pessoas de e fora do concelho”.
Maria Alexandra Oliveira aponta como“maior dificuldade a financeira”, realçando que o “apoio que é dado pela autarquia é muito reduzido”, sendo “grande parte das despesas”, com os grupos que não pagam para desfilar, “suportado pela associação”.
A dirigente da Associação Siga a Festa revela que o próximo desafio que têm é “recuperar o atelier, que há dois, após um vendaval, ficou sem telhado”. Maria Alexandra Oliveira ambiciona que a Câmara Municipal de Sines, que é a proprietária deste espaço, “faça as obras necessárias o mais breve possível”, visto que era neste local que “faziam os carros alegóricos e as roupas”.

Folia de seis dias 
Haverá desfile no domingo, segunda à noite e terça-feira
O carnaval de Sines começa já  esta sexta-feira de manhã, com o carnaval dos pequeninos, uma organização da Junta de Freguesia de Sines, com a participação de mais de duas mil crianças das escolas do concelho, e termina na quarta-feira com o enterro do entrudo. Este evento conta este ano com, aproximadamente, dois mil participantes, que se dividem por cerca de 40 grupos, tendo a câmara municipal apoiado com 45 mil euros.
Sábado, dia 14, às 10 horas, os reis do Carnaval, que este ano são Paula Antero e Ricardo Cardoso, animam as ruas da cidade. Às 12 horas o presidente da Câmara entrega-lhes as chaves da cidade no Largo Poeta Bocage. Às 15 horas no Salão do Povo, acontece o Baile de Máscaras Sénior promovido pela Junta de Freguesia de Sines. Às 18h30, realiza-se uma masterclass de zumba fitness na Av. General Humberto Delgado e, logo a seguir, às 19 horas, também na Avenida, a 2.ª Corrida / Caminhada Mascarada Carnaval de Sines, com um percurso de 5km. Ainda no sábado, às 23 horas numa mega tenda montada no Parque Desportivo Municipal João Martins, realiza-se a DJ's Carnaval Party 2015.
Para domingo, dia 15, às 15 horas, na Avenida Gen. Humberto Delgado, está marcado o primeiro desfile carnavalesco, com grupos de samba, grupos foliões, carros alegóricos, carros foliões, milhares de mascarados, grupos musicais, acrobatas e gigantones. O primeiro baile de Carnaval, na mega tenda, é às 22 horas, com prémios para as melhores fantasias de palhaço.
Segunda-feira, dia 16, às 14h30, no Salão Social da Santa Casa da Misericórdia, realiza-se um Baile Máscaras Sénior. Às 21 horas, acontece, na Avenida Gen. Humberto Delgado, o desfile carnavalesco noturno, uma das marcas históricas do Carnaval de Sines. Às 00h30, na mega tenda, realiza-se o Baile do Folião.
Chegados à terça-feira de Carnaval, dia 17, temos o desfile carnavalesco na Avenida, às 15 horas, e o Baile "Apitos & Assobios", na mega tenda, às 22 horas, com entrega de prémios aos participantes no carnaval.
O programa do Carnaval fecha na quarta-feira de cinzas, dia 18, com o enterro do Entrudo a começar na Praça Tomás Ribeiro, às 22 horas, e o discurso de encerramento, a ter lugar no Largo Poeta Bocage, à meia-noite.

Agência de Notícias


Comentários