Barreiro inaugurou casa mãe do encontros de culturas

"Nós viemos de todos os cantos do mundo para nos encontrarmos aqui" 

O VI Festival Encontro de Culturas - Cores, Sons, Sabores e Saberes, que decorre nas escolas do Concelho do Barreiro, de 4 a 7 de Maio, e na Praça de Santa Cruz, de 8 a 10 do mesmo mês, já tem ‘Casa-Mãe’. Inaugurada sábado, 21 de Fevereiro, na presença do presidente da Câmara do Barreiro e do embaixador da República Moldava. “O que nós gostaríamos com esta iniciativa, e num momento em que se agudizam alguns conflitos de origem racial ou religiosa, era dizer que é possível vivermos uns com os outros, e que é possível partilharmos a diferença, e que é possível construir um mundo comum a partir das culturas de todos", refere Carlos Humberto. Até ao dia 7 de Maio, a Casa-Mãe está aberta ao público quartas e sextas-feiras, entre as 14 e as 17 horas e, adicionalmente, no primeiro sábado de cada mês, entre as 15 e as 18 horas. Está, também, disponível para receber visitas escolares, mediante marcação prévia.
Festival Encontro de Culturas foi apresentado no Barreiro 

A inauguração da Casa-Mãe do VI Festival Encontros que decorreu, precisamente, no Dia Internacional da Língua Materna, juntou na Praça de Santa Cruz, no Barreiro, sons, cores, sabores e saberes do mundo. Um aspeto valorizado pelo presidente da autarquia, Carlos Humberto, que referiu que as várias línguas maternas não podem ser elementos que separam os povos.
“Mesmo quando não nos entendemos através da língua, entendemo-nos através dos sentimentos e das sensibilidades”. Para o chefe do executivo do Barreiro, “nós precisamos cada vez mais de um mundo que aceite a diferença e a diversidade cultural e que as transforme em elementos de desenvolvimento das culturas, dos saberes e das sensibilidades, e que faça do mundo um local mais solidário e mais fraterno, que aceita com naturalidade que não somos todos iguais. E isso é uma grande riqueza”. Sendo certo que cada um de nós tem a sua pátria, Carlos Humberto disse ainda que isso “não pode ser sinónimo de esquecimento da pátria dos outros. Nem pode ser sinónimo de sobreposição dos nossos valores aos dos outros”, disse.
“O que nós gostaríamos com esta iniciativa, e num momento em que se agudizam alguns conflitos de origem racial ou religiosa, era dizer que é possível vivermos uns com os outros, e que é possível partilharmos a diferença, e que é possível construir um mundo comum a partir das culturas de todos. E esse é, hoje em dia, um dos maiores desafios que se colocam à humanidade. Que o Barreiro saiba receber tão bem, como bem fomos recebidos quando partimos para o mundo”, realçou o presidente da Câmara. 

"Aqui estamos com diferentes culturas, para fazer uma única nação"
Augusto de Sousa, em representação do CLDS+ Barreiro – Construir Autonomias,  manifestou publicamente o seu contentamento por ver representadas na cerimónia e na exposição da Casa-Mãe, variadas associações, um facto que, segundo ele, “corresponde a um trabalho que tem vindo a ser feito sobretudo pelas associações; são elas que têm estabelecido pontes e dado abraços e que assim conseguem envolver mais pessoas”. A questão da diversidade não é, segundo Augusto de Sousa, um problema mas sim uma riqueza. “E essa riqueza, nós temos de a aproveitar para fazermos das nossas comunidades e do nosso Barreiro uma terra onde vale a pena viver”.
Em representação das várias Associações de Imigrantes que residem no Concelho do Barreiro, Rodica Gherasim, da República da Moldávia, interveio dizendo que cada nação tem a sua cultura, a sua histórias e as suas raízes. “Nós viemos de todos os cantos do mundo para nos encontrarmos aqui, em Portugal, uma terra de imigrantes, que abriu os braços a todos. Aqui estamos com diferentes culturas, para fazer uma única nação, para aqui construirmos as raízes da interculturalidade”. Agradecendo à Câmara do Barreiro o facto de estar recetiva para receber mais cultura, e agradecendo a presença do embaixador, Rodica Gherasim terminou dizendo "Obrigada Portugal e obrigada Barreiro que também já é a nossa terra”.
No encontro estiveram ainda o embaixador da República Moldava, a vereadora Regina Janeiro, autarcas da da União das Freguesias do Barreiro e Lavradio bem como de muitas associações de imigrantes residentes no Concelho, esta Casa acolhe a exposição Raízes composta por objetos pertença das referidas associações. Representados estão Brasil, Moçambique, Angola, Moldávia e Guiné-Bissau.

Projeto para dar a conhecer e valorizar as diferenças culturais
Representante de Associação Moldava feliz com evento 
Até ao dia 7 de Maio, a Casa-Mãe está aberta ao público quartas e sextas-feiras, entre as 14 e as 17 horas e, adicionalmente, no primeiro sábado de cada mês, entre as 15 e as 18 horas. Está, também, disponível para receber visitas escolares, mediante marcação prévia.
Refira-se que a inauguração da Casa-Mãe e a realização do Festival são uma organização da Câmara  do Barreiro em colaboração com as Associações de Imigrantes do Concelho (Miórita – AC Imigrantes Moldavos; Associação dos Filhos e Amigos da Ilha das Galinhas – “GHAM-ATHÉ”; Associação de Filhos e Amigos de Bachil; Associação Africana do Barreiro: Cooperativa RUMO e CLDS+ Barreiro) e inserem-se no projeto “Identidades – Encontro de Culturas”.
Trata-se de um projeto "desenvolvido pela autarquia e que, através de diversas iniciativas, pretende dar a conhecer e valorizar as diferenças culturais através de áreas como a gastronomia, o cinema, exposições, debates, desporto, música, dança, literatura/língua e teatro, promovendo a participação das diversas comunidades de imigrantes e reforçando o Barreiro como um Concelho intercultural", refere a Câmara do Barreiro.
Recorde-se que “Identidades – Encontro de Culturas” foi também o tema de trabalho proposto pela Câmara do Barreiro à Comunidade Educativa do Concelho, no ano letivo 2014/15. Ao longo deste ano pretende-se que as diversas culturas e identidades sejam conhecidas, valorizadas e respeitadas.


Programa do Festival Encontros - Sons, Cores, Sabores e Saberes
8 Maio | sexta-feira | 18h00 às 00h00
Abertura do VI Festival Encontros
Exposição de Fotografia
Gastronomia do Mundo
Exibição de documentários sobre duas famílias imigrantes residentes no Concelho do Barreiro
Espetáculos ao ar livre
Concerto de Abertura do VI Festival Encontros

9 Maio | sábado | 15h00 às 00h00
Exposição de Fotografia
Gastronomia do Mundo
Espaço Criança com atividades interculturais
Debates
Venda de artesanato
Workshops | Dança, Música, Dialetos
Feira Mundial do Livro
Espetáculos ao ar livre
Concerto

10 Maio | domingo | 10h00 às 19h00
Atividades desportivas
Exposição de Fotografia
Gastronomia do Mundo – Almoço Coletivo
Espaço Criança com atividades interculturais
Feira Mundial do Livro
Venda de artesanato
Workshops | Dança, Música, Dialetos
Espetáculos ao ar livre
Concerto de Encerramento do VI Festival Encontros

Agência de Notícias

Comentários