Associação de Penela investe no Pinhal Novo

Município de Palmela e Associação Tempos Brilhantes celebram Protocolo

A Câmara de Palmela e a Associação Tempos Brilhantes assinaram um protocolo de colaboração, com o objetivo de promover "o empreendedorismo no concelho" e criar uma “incubadora de empresas”, adianta autarquia. O chefe do executivo municipal refere que este “é um projeto que querem que se consolide no concelho”. Já Elizabete Eufémia, responsável da Associação, sedeada em Penela, garante que “vão estar ainda mais comprometidos com esta missão, de apoiar o empreendedorismo” e a “empregabilidade no concelho e na região”.  O acordo consubstancia-se no apoio a empreendedores, no processo de desenvolvimento de ideias de negócio; no apoio a micro, pequenos e médios empresários do concelho e na educação para o empreendedorismo.
Câmara quer "relançar" incubadora de empresas de Pinhal Novo

Durante a assinatura do protocolo, na semana passada, a autarquia explicou que cedeu à Associação Tempos Brilhantes uma sala em incubadora de empresas, localizada em Pinhal Novo, para a instalação do núcleo da associação no concelho de Palmela. O protocolo finda no fim deste ano mas é renovado por períodos de um ano.
O presidente da Câmara de Palmela recordou que o espaço cedido à associação “estava sub-aproveitado” e apresenta “um sentido de oportunidade muito grande, pela sua localização central no concelho”.
Álvaro Amaro aproveitou, também, para relembrar que a dinâmica de fortalecimento da Economia é um dos eixos fundamentais do mandato do atual Executivo e recordou a criação de mecanismos e medidas, por parte da autarquia, de apoio aos agentes económicos, nomeadamente, com um conjunto de alterações ao Regulamento e Tabela de Taxas Municipais e ao Regulamento de Urbanização e Edificação do Município de Palmela. Sublinhou, ainda, a "criação do GAEPI – Gabinete de Apoio às Empresas e Promoção do Investimento, interlocutor privilegiado por parte deste setor da economia e mediador de projetos e disseminação de alguns programas ou medidas". Medidas, explica Álvaro Amaro, "ajudam a estimular as pequenas empresas e impulsionam a economia local".
Já Elizabete Eufémia, responsável da Associação Tempos Brilhantes, sedeada em Penela,[no distrito de Coimbra], garante que “vão estar ainda mais comprometidos com esta missão, de apoiar o empreendedorismo” e a “empregabilidade no concelho e na região”.
Desta parceria, vai resultar o apoio a empreendedores no processo de desenvolvimento de ideias de negócio, apoio a micro, pequenos e médios empresários do concelho e educação para o empreendedorismo.
O município de Palmela vai, entre outros aspectos, promover e divulgar as iniciativas a realizar pela associação, com interesse para o tecido económico do concelho e programadas em parceria com a autarquia. Por seu lado, vai caber à Associação Tempos Brilhantes realizar, sem custos e durante o primeiro ano de vigência do protocolo, uma ação de formação e coaching em empreendedorismo para 25 adultos desempregados, ou em fase de transição, que pretendam desenvolver projetos e criar os seus próprios postos de trabalho, um workshop sobre programas de incentivos, um ciclo de quatro workshops sobre empreendedorismo prático, bem como um workshop atividade sobre empreendedorismo nas escolas do 2.º e 3.º ciclo e secundário.

A missão da Associação Tempos Brilhantes 
A missão da Associação Tempos Brilhantes é "garantir condições socioeconómicas aos seus associados e parceiros, através do estabelecimento de rede de sinergias nacionais e internacionais, para o desenvolvimento de uma actividade ou de um negócio, potenciado pelas novas formas de informação e comunicação", diz fonte da empresa. 
A empresa do distrito de Coimbra - que agora quer investir em Pinhal Novo - quer "responder de uma forma integrada, irreverente e com vista à criação de valor, onde cada sujeito contribuirá e se valorizará nas áreas da cultura, educação, artes e ofícios em geral, num projecto que preferencialmente utiliza as novas tecnologias, com vista à maximização do potencial humano e à criação de redes". 
A valorização do capital humano ideias e competências, estabelecimento de pontes e ligações entre instituições, pessoas e comunidades", são algumas das principais missões da Associação Tempos Brilhantes.

Agência de Notícias

Comentários