Ligação experimental Quinta do Anjo e Penalva até Março

Câmara de Palmela quer ligação permanente  entre Quinta do Anjo e Penalva 


O percurso experimental, através de autocarro, entre a aldeia de Quinta do Anjo, a Estação Ferroviária da Penalva e os Bairros dos Marinheiros e Alentejano, foi alargado até 31 de Março de 2015. A carreira tem atraído a população da freguesia ao uso do transporte público. Por isso, a Câmara de Palmela diz que a utilização regular por parte das populações “é demonstrativa da necessidade identificada, sendo expectativa da autarquia a consolidação da carreira, de forma permanente”. A empresa Transportes Sul do Tejo, responsável pela ligação, estava a avaliar a aderência das populações à carreira 714 até final do ano. O projecto irá continuar [ainda de forma provisória] até ao início da Primavera. A autarquia - e a população - espera que a carreira passe a ser permanente já em Abril. A TST terá a palavra final no início da Primavera. 
Ligação entre Quinta do Anjo e Penalva continua até Março 

Apesar da empresa Transportes Sul do Tejo ter assumido a concretização da carreira apenas até ao final deste ano, a Câmara de Palmela está "convicta da necessidade desta opção de transporte público na freguesia de Quinta do Anjo e conseguiu chegar a acordo para o prolongamento", refere a autarquia em comunicado.
A utilização regular por parte das populações é determinante para o sucesso do projeto, continuando a
ser expetativa da autarquia de Palmela "a consolidação da carreira, de forma permanente".
A ligação foi “desenvolvida, em parceria, pela Câmara Municipal de Palmela e pelos Transportes Sul do Tejo” para dar “resposta a um anseio antigo da população, defendido pelo município em sede do Conselho Local de Mobilidade”.
"Na estrada" desde 22 de Setembro deste ano, a carreira entre a aldeia de Quinta do Anjo, a Estação Ferroviária da Penalva e os Bairros dos Marinheiros e Alentejano é "um caso de sucesso". Muitos dos
autocarros tem andado perto da locação máxima.
O processo arrastou-se no tempo com a operadora de transportes [Transportes Sul do Tejo] a referir que não avançava para a ligação porque a autarquia de Palmela não garantia o arranjo dos acessos e dos caminhos da freguesia e, como tal, não estavam garantidas as condições para uma ligação segura. "O investimento recente da autarquia na empreitada de ligação do caminho 1029 à circular norte da Autoeuropa, (vulgo estrada da Setcom), com correção do perfil da via e repavimentação, veio facilitar a concretização desta ligação", explica a Câmara de Palmela.
Agora, a aldeia de Quinta do Anjo vê, assim, facilitado o acesso à Estação Ferroviária da Penalva, "promovendo a intermodalidade e a utilização de transporte coletivo, bem como a circulação interna na freguesia", explica a autarquia.
O projecto-piloto vigora agora até 31 de Março, com ligações diárias (dias úteis), e a sua utilização regular por parte das populações “é demonstrativa da necessidade identificada, sendo expectativa da autarquia a consolidação da carreira, de forma permanente”, lembrou a responsável pelo pelouro da Mobilidade e Acessibilidades da autarquia, Fernanda Pézinho.
O percurso conta com ligações diárias entre a aldeia de Quinta do Anjo e a Estação Ferroviária da Penalva, servindo as urbanizações Portais da Arrábida e Palmela Village, a Quinta da Marquesa e os Bairros Alentejano, dos Marinheiros e Assunção Piedade.
Consulte aqui os horários da carreira 714



Agência de Notícias

Comentários