Tarifário da água actualizado em 2015 em Alcochete

Autarquia aprova aumento da água para o próximo ano

Reunido em Sessão de Câmara descentralizada na  vila de Samouco, o executivo municipal de Alcochete aprovou, por unanimidade, a actualização de tarifários do serviço de água e saneamento para 2015. O tarifário que entra em vigor a partir desta quinta-feira está de acordo com a recomendação da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e com a legislação em vigor, visando, explica a autarquia de Alcochete, "atingir o equilíbrio financeiro e a recuperação dos investimentos da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água, de drenagem de águas residuais e de gestão do serviço de recolha dos resíduos sólidos urbanos". 
Água vai ser mais cara em Alcochete em 2015 

O vereador com o pelouro da Água e Saneamento da Câmara de Alcochete salientou que a actualização das taxas é efectuada ao abrigo da lei mas que em “2015 existe uma panóplia de serviços auxiliares que vão deixar de ter qualquer custo para os utentes, nomeadamente, a ligação de novos contadores, ou seja, novos contratos, a mudança de titularidade, a execução de ramais de água e de esgoto, portanto são valores que vão deixar de ser cobrados para o ano” e acrescentou que a autarquia manteve as tarifas sociais e as tarifas para as famílias numerosas.
“Quando falamos em actualização de tarifas pensamos só na água, mas quando avaliamos uma factura verificamos que o peso das tarifas fixas à Simarsul e à Amarsul é superior do em relação à despesa com a água”, explicou o Vereador Jorge Giro.
“Neste plano tarifário e no que diz respeito à água per si tem 42 por cento de peso. No que diz respeito aos dois sistemas em conjunto tem um peso de 56 por cento ou seja, de facto os estudos de viabilidade económico-financeira tanto na Amarsul como na Simarsul têm de facto de ser revistos”, concluiu o vereador.
Recorde-se que a lei n.º 73/2013 de 3 de Setembro, estabelece que os preços a fixar pelos municípios relativos aos serviços prestados e aos bens fornecidos em gestão directa não devem ser inferiores aos custos directa e indirectamente, suportados com a prestação desses serviços e com o fornecimento desses bens.
Consulte aqui o Tarifário 2015 da água e saneamento da Câmara de Alcochete.

Agência de Notícias

Comentários