Dá um Gosto ao ADN

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Setúbal oferece animação e actividades neste Natal

Animação de Natal com atividades para toda a população

Concertos, exposições, animação de rua, teatro, dança e artesanato integram um vasto programa, dinamizado ao longo de Dezembro, que assinala a quadra natalícia em Setúbal, com atividades para toda a população do concelho de Setúbal. A atividade solidária “10 milhões de estrelas. Um gesto pela paz”, com venda de velas, até 24 deste mês, das 10h30 às 19 horas, na Praça de Bocage, é um dos muitos eventos do “Natal em Setúbal 2014”, programa desenvolvido pela Câmara Municipal em parceria com várias associações, coletividades e instituições do concelho e juntas de freguesia. No âmbito da iniciativa da Cáritas Diocesana de Setúbal, no dia 6, das 14h30 às 22 horas , há colocação de estrelas e manifestações culturais natalícias.
Até 24 de Dezembro há feira de Natal na baixa comercial de Setúbal 

O programa envolve, entre os dias 6 a 24, de segunda a sexta-feira, das 15h30 às 18h30, e sábados, domingos e feriados, das 10 às 12 horas e das 15h30 às 18h30, a presença do Pai Natal, de duendes e muita animação no Largo da Misericórdia.
Entre 12 e 24 está aberto, entre as 10 e as 20 horas, a feira de Natal STB Christmas Market, na Praça de Bocage e em pontos da Baixa comercial.
Durante o mês de Dezembro, de segunda a sexta, às 10 e às 14h30, realiza-se a animação de leitura “Pai Natal, Pai Natal, quem és tu afinal”, baseada no livro homónimo de Fernando Bento Gomes, que realça valores como a amizade, a entreajuda e a solidariedade, através da fantasia e do sonho, para crianças dos 3 aos 10 anos, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.
Com o intuito de assinalar a quadra natalícia em Setúbal, o programa municipal tem patente um presépio no Largo do Poço do Concelho até dia 6 de Janeiro
Um ciclo de atuações musicais nas igrejas e capelas de Azeitão decorre de 6 de Dezembro a 11 de Janeiro, num conjunto de atividades de entrada livre promovidas pela junta de freguesia local.
No dia 6, às nove da manhã, um torneio de cadetes Torregri 1 realiza-se na Piscina Municipal das Palmeiras e, uma hora depois, enquadrado no programa “Ativo dos 0 aos 100”, há uma “Manhã Ativa e Solidária – Atividade de Marcha e/ou Corrida”, com partida e chegada no Parque Urbano de Albarquel.
No mesmo dia, às 16 horas, o Conservatório Regional de Setúbal, de entrada livre, dá um concerto de Natal na Igreja de S. Simão e, às 21h30, realiza-se o “VII Por Terras do Sado – Festival de Tunas da Tasca”, no Fórum Municipal Luísa Todi, com preços a 4 euros para o público em geral e de 3 para estudantes.
Uma série de iniciativas de entrada livre animam, também a 6, o Mercado do Livramento, no “Natal no Mercado”, como uma atuação das tunas Sadina e Tasca, entre outras, das 15h00 às 19h00, a tertúlia “Empreendedorismo em Setúbal”, das 15h30 às 17h30, e uma exposição de decorações ecológicas de Natal realizadas pelas escolas do concelho, com inauguração às 16 horas.
«No dia seguinte, a 7, realiza-se novo torneio de cadetes Torregri 1 pelas nove horas, na Piscina das Palmeiras, com a parte da tarde, a partir das 17 horas, no Club Setubalense, a ser preenchida pela Gala Anual de Piano do Conservatório Regional de Setúbal.
Alunos do 1.º ciclo e público em geral podem ver, dia 9, às 10h30 e às 14h30, e a 10 e 11, às 10h30, o teatro para escolas “Às Avessas”, na Casa da Cultura, com entradas a 2 euros.
Utentes de centros de dia e populares reúnem-se numa manhã de troca de experiências de vida para discutirem “Como era antigamente o Natal?”, no dia 10, a partir das 10 horas, no Polo da Gâmbia da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, atividade da junta de freguesia local.
O programa “Natal em Setúbal 2014” prossegue no dia 11 com a exibição do filme “Bad Santa – Anti Pai Natal”, de Terry Zwigoff, às 21h30, na Casa da Cultura, com entradas a 1 euro.
Entre os dias 12 e 14, em Azeitão, realiza-se o “Natal no Bosque Encantado e Venda de Natal”, iniciativa do programa “Espírito de Natal em Azeitão”, da junta de freguesia, na qual se apresentam peças alusivas aos frutos da região que habitualmente são consumidos na ceia de Natal, em formato grande, como nozes, laranjas e limões, criadas por escolas e infantários da região.
O “Natal no Bosque” inclui a Azeitão Solidária, que proporciona momentos de partilha entre os presentes. No primeiro dia, está aberto das 16 às 20h30, no segundo das 10 às 21 horas e no terceiro das 10 às 20 horas.
No dia 12, as crianças da freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto de Guerra divertem-se numa festa natalícia, a partir das 10 horas, na Cooperativa de Habitação e Construção Económica Força de Todos.
No mesmo dia, às 21 horas, na Igreja de S. Sebastião, há um concerto de Natal, evento dinamizado pelo Conservatório Regional de Setúbal com a participação da orquestra de violinos Paganinus.
No dia seguinte, a 13, decorre, entre as nove e as 18 horas, na Piscina Municipal das Manteigadas, um Torneio de Natal de Kayak-Polo.
Na parte da tarde, a partir das 15 horas, o Museu do Trabalho Michel Giacometti acolhe o evento “Natal com Todos”, com música, dança e animação, com a participação de utentes da APPACDM de Setúbal.
O coro feminino TuttiEncantus, o coro do município Afina Setúbal e a Tuna de Aranguês dão um concerto de Natal às 16 horas nos Serviços Centrais da Biblioteca Pública Municipal.
Igualmente às quatro da tarde, há uma atuação dos alunos da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi, com entradas a 4 euros.
No dia 14, realiza-se um novo torneio de kayak-polo na Piscina Municipal das Manteigadas, entre as nove e as 18 horas, e a partir das 11 horas há uma arruada de Pais Natal pelas ruas de Azeitão.
Mais tarde, entre as 14 e as 18 horas, no Pavilhão Municipal das Manteigadas, realiza-se “O Natal dos Flamingos”, festival de patinagem artística pelos atletas do Clube de Patinagem do Sado.
Um baile com Ricardo Gonçalves e atuações do Grupo de Cantares do Centro Comunitário de São Sebastião e do Grupo Coral de Música Popular de São Sebastião decorrem, a partir das 15 horas, na sede do Grupo Desportivo “O Independente”.
O “Natal em Setúbal 2014” continua na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, instituição que organiza, na sua sede, às 16h00, uma festa natalícia.
Para terminar o dia, a Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi promove um espetáculo de Natal no Fórum Municipal Luísa Todi, às seis da tarde, com bilhetes a 3,5 euros.

Janeiras encerram programação de Natal 
Programação de Natal decorre até ao dia de Reis, a 6 de Janeiro 
Ateliers de férias de Natal, na Biblioteca Municipal – Polo da Gâmbia, com entrada gratuita, mediante inscrição no local ou pelo telefone 265 708 209, realizam-se entre os dias 15 e 30, das nove às 12 horas e das 13 às 17 horas.
No dia 16, às 10 horas, há uma festa de Natal do projeto municipal dirigido a idosos e reformados “Desportivamente em Reforma”, no Pavilhão Antoine Velge.
Sessões especiais para as escolas do filme “Os Maias – Cenas da Vida Romântica”, de João Botelho, com Miguel Guilherme, João Perry, Graciano Dias, Pedro Inês e Maria João Pinho, para maiores de 12 anos, são exibidas no dia 16, às 10 e às 15 horas, na Casa da Cultura, com marcações pelo endereço eletrónico dicul@mun-setubal.pt.
Para terminar as atividades de dia 16, há um concerto de Natal do Conservatório Regional de Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi, às 21h30, com entradas a 3 euros.
Inserido na iniciativa “Cinema Cá em Casa – Natal”, é exibido, dia 18, às 21h30, o filme “Feliz Natal”, de Christian Carion, na Casa da Cultura, com ingressos a 1 euro.
A Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat interpretam duas obras de Mozart, num concerto de Natal, dia 19, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, cujos bilhetes custam 15 euros.
O programa inclui, a 20, às 15 horas uma atividade no Grupo Desportivo “O Independente” com animação, música, pinturas faciais e modelagem de balões. No final, Pais Natal motards distribuem brinquedos.
Mais tarde, às 16 horas, são recitados poemas no evento “No Natal não podem faltar as palavras”, na Casa da Cultura e, uma hora depois, há um concerto de Natal do Conservatório Regional de Setúbal, na Igreja de São Paulo.
A continuar as atividades de dia 20, à noite, pelas 20 horas, realiza-se a tradicional “Corrida de S. Silvestre do Sado”, prova desportiva com uma extensão aproximada de dez quilómetros, com início na sede da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense.
Para finalizar as iniciativas do dia, são realizados quatro concertos de Natal, todos com início às 21h30. O Quarteto de Cordas de Sintra atua na Casa da Cultura, o Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage anima a Igreja de São Paulo, o Coral Luísa Todi canta na Igreja de São Sebastião e a Orquestra Académica Metropolitana interpreta Mozart e Ravel no Fórum Municipal Luísa Todi, este a 5 euros a entrada.
“O dia mais curto”, uma sessão de curtas-metragens para crianças maiores de 4 anos, inicia as atividades do dia 21, às 10h30, na Casa da Cultura. A iniciativa volta a realizar-se às 16 horas, com curtas-metragens europeias para maiores de 12 anos.
Simultaneamente, no Teatro de Bolso, é apresentada uma peça de marionetas para maiores de 4 anos, “Cabelos em pé!”, pelo Grupo Lua Cheia. Criança e adulto pagam 7 euros e um bilhete extra fica a 4.
No dia 25, dia de Natal, é exibido, às 17 horas, o filme “Conto de Natal dos Marretas”, para maiores de 6 anos, no Fórum Municipal Luísa Todi, segundo a obra de Charles Dickens “A Christmas Carol”.
O Teatro Animação de Setúbal encena a obra de August Strindberg “O Sonho”, dia 27 às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, numa sessão especial comemorativa do aniversário da companhia setubalense, cujas entradas são 5 euros. A peça é de novo apresentada a 28, às 16 horas.
Neste dia, há outra peça de teatro, neste caso para o público infantil, “Pinóquio e a baleia branca”, às 11 da manhã, na Casa da Cultura, com bilhetes a 8 euros para bebé e acompanhante e 5 por adulto acompanhante extra.
No dia 29 realizam-se, às 18 e às 21h30, no Fórum Luísa Todi, sessões especiais comemorativas do aparecimento do cinema.
Já no novo ano, dia 6 de Janeiro, pelas 18 horas, cantam-se as janeiras no Paços do Concelho e na Baixa da cidade.

Agência de Notícias

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010