'Setúbal Bay' apura Jogos Olímpicos em 2016

Melhores nadadores do mundo passam por Setúbal em 2015 e 2016 

Os dez quilómetros da “FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2016”, prestigiada competição de apuramento olímpico que define os últimos atletas desta disciplina da natação para a maior competição mundial a realizar no Brasil, são percorridos numa das mais belas baías do mundo. A atribuição a Setúbal da derradeira prova de apuramento olímpico nesta disciplina da natação foi decidida no início de Dezembro, em encontro realizado no Qatar, pela Federação Internacional de Natação, entidade que organiza o evento em conjunto com a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal de Setúbal. A prova realiza-se no verão de 2016, em Albarquel. Um ano antes, a cidade recebe uma etapa do circuito mundial da “FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup”. 
Setúbal vai receber a elite da natação mundial em 2016 

Setúbal volta a estar na rota das grandes decisões desportivas ao receber, no verão de 2016, a elite mundial de atletas da natação em águas abertas numa prova de qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A prova de natação em águas abertas é realizada a partir do Parque Urbano de Albarquel, com o rio Sado e a Serra da Arrábida à espreita, naquele que é um dos locais privilegiados da cidade para o lazer e o recreio, com garantia de grande afluência de público.
Os atletas que almejam a oportunidade de participar na competição de águas abertas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro dispõem apenas de duas provas de apuramento, a primeira em Agosto de 2015, em Kazan, na Rússia, durante o Campeonato do Mundo, e depois, em Junho de 2016, em Setúbal.
A competição de apuramento olímpico é organizada pela segunda vez em Setúbal, depois de a cidade ter recebido, em 2012, uma prova de qualificação que selecionou os últimos trinta atletas da disciplina de natação em águas abertas que participaram nos Jogos Olímpicos de Londres.
No evento desportivo de qualificação realizado há dois anos, o tunisino Oussama Mellouli, classificado em primeiro lugar entre os homens, e a húngara Eva Rizstov, em segundo nas mulheres, carimbaram em Setúbal o passaporte para Londres, onde se sagraram campeões olímpicos.
A qualidade e a segurança reveladas na organização das sete edições da Taça do Mundo e na prova de 2012 e a beleza e o enquadramento natural de Setúbal refletiram-se na decisão de voltar a atribuir à cidade a prestigiada competição, entre outras candidatas.

Setúbal também recebe circuito mundial em 2015 
Antes da prova de qualificação olímpica, Setúbal recebe, a 27 de Junho de 2015, uma etapa do circuito mundial da “FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup”, competição a realizar pela oitava vez em território setubalense e que se mantém no Sado pelo menos até 2017.
A Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas, organizada pela Federação Internacional de Natação, com um total de 11 etapas em vários pontos geográficos, começa a 7 de Fevereiro, em Viedma, na Argentina, seguindo-se, a 13 de Março, Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
O calendário do evento desportivo aquático conta com provas a 18 de abril, em New Caledonia, França, a 2 de maio, em Cancun, México, a 20 de Junho, em Balatonfured, Hungria, e a 27 de Junho, em Setúbal, Portugal.
O circuito mundial integra também três etapas no Canadá, a 23 e 31 de Julho, no Lac St-Jean e no Lac Magog, e a 8 de Agosto, no Lac Megantic.
A “FINA 10 Km Marathon Swimming World” Cup termina em outubro, com provas na China, no dia 12, em Chun'na, e a 17, em Hong Kong.

Agência de Notícias

Comentários