Sesimbra prepara-se para a festa de fim do ano

Passagem de ano subaquática com direito a fogo de artifício

Nos últimos anos, o Réveillon de Sesimbra transformou-se num dos principais atrativos do concelho, com a vila a receber milhares de visitantes que já não prescindem de entrar no novo ano a assistir ao fogo de artifício sobre a Baía. A animação musical acontece na Fortaleza de Santiago, monumento do século XVII recentemente restaurado, com a banda cubana Unión Salsera que atua nas últimas horas de 2014 e nas primeiras de 2015. Depois disso a animação continuará nos restaurantes e bares que estarão abertos até de madrugada. Mantendo viva uma tradição que surgiu em 2006, cerca de vinte mergulhadores vão repetir a experiência de entrar no novo ano no fundo do mar. 
Fim do Ano em Sesimbra é um dos mais procurados no distrito 

Desta vez, o espetáculo piromusical, que tem como tema o mar, a partir do poema sinfónico Scheherazade, de Rimsky-Korsakov Música de Rimsky-Korsakov, Fauré, Tchaikovsky e Rossini, acontece em dois pontos, um na Praia da Califórnia e outro na Praia do Ouro.
Já a animação musical centra-se na Fortaleza de Santiago, monumento do século XVII recentemente restaurado, com a banda cubana Unión Salsera que atua nas últimas horas de 2014 e nas primeiras de 2015. Depois disso a animação continuará nos restaurantes e bares que estarão abertos até de madrugada.
Mantendo viva uma tradição que surgiu em 2006, cerca de vinte mergulhadores vão repetir a experiência de entrar no novo ano no fundo do mar. Promovido pela Câmara Municipal de Sesimbra e Turifórum, grupo de empresários locais, o Réveillon de Sesimbra é "um importante dinamizador da economia local, sobretudo nas áreas da restauração e hotelaria", disse fonte da Câmara de Sesimbra.
A dois dias da passagem de ano, 18 mergulhadores já confirmaram presença no Réveillon Subaquático de Sesimbra, uma das mais originais passagens de ano do país.
O Réveillon Sub de Sesimbra surgiu em 2006, quando um grupo de mergulhadores decidiu passar a meia noite de dia 31 debaixo de água. A iniciativa foi um sucesso e teve direito a notícia num canal de televisão, o que fez com que no ano seguinte se juntassem mais de uma centena de participantes em Sesimbra para, às 12 badaladas, desenharem, com luz, o número 2008 no fundo do mar. Nos anos seguintes a iniciativa repetiu-se, mas devido à condições meteorológicas adversas, tem perdido preponderância.
Este ano, espera-se que o tempo ajude os mergulhadores, e que a originalidade desta ação, aliada ao convívio entre um conjunto de pessoas que têm em comum a paixão pelo mergulho, possam resultar novamente numa grande festa.
Os participantes vão embarcar na zona do Porto de Abrigo e deslocar-se até à Praia da Califórnia, onde entrarão na água com luzes para fazerem a habitual coreografia à meia-noite, ao mesmo tempo, fogo de artifício encherá de cor o céu de Sesimbra.
A Baía de Sesimbra vai voltar a ser palco de uma das passagens de ano mais originais do país.

Programa do Réveillon de Sesimbra
dia 31 | quarta-feira das 22 às 2h
Concerto com a Banda Cubana Unión Salsera
Entrada: 4 € (oferta de gola multiusos)
Fortaleza de Santiago, Sesimbra

às 24 horas
Fogo de artifício
Espetáculo piromusical O Mar, a partir do poema sinfónico Scheherazade, de Rimsky-Korsakov.
Música de Rimsky-Korsakov, Fauré, Tchaikovsky e Rossini.
Baía de Sesimbra
Org.: CM Sesimbra e Turifórum.

Agência de Notícias

Comentários