Semana de reflexão sobre deficiências em Setúbal

Problemas de inclusão social em debate até domingo 

Um conjunto de atividades de reflexão da comunidade sobre as questões da deficiência, como colóquios e eventos culturais e desportivos, realiza-se em Setúbal entre hoje  e 7 de Dezembro. A 6.ª Semana Temática da Deficiência, organizada pelo Grupo Concelhio para as Deficiências, constituído por diversas instituições, incluindo a Câmara de Setúbal, destina-se à sensibilização e ao envolvimento da população numa cidadania inclusiva. Na abertura da iniciativa, realiza-se o debate “Caminhos para a Inclusão – 40 anos de estórias: da palavra à ação”, esta tarde às 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Setúbal reflecte sobre problemas dos deficientes 

No encontro participam o vereador da Câmara Municipal com o pelouro da Inclusão Social, Pedro Pina, o jornalista Raul Tavares e o presidente da APPACDM de Setúbal, José Salazar, bem como Henrique Duarte, da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco, e o sociólogo e investigador na área da deficiência José Miguel Nogueira.
O dia continua com atividades em torno do tema “Revelar Potencialidades”, envolvendo crianças do pré-escolar e do ensino básico, pais e professores, com leitura animada em diversas escolas e um colóquio, às 17 horas, e a inauguração de uma exposição, às 19 horas, na EB Luísa Todi.
Também esta noite, às 21 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, o Grupo de Teatro Puzzle apresenta a peça “Comédia a l’(a) Parte”, integrada no encerramento do “ExpressArte – XV Encontro de Teatro e Dança”, da APPACDM.
O segundo dia do programa é dedicado ao encontro “Mitos e Tabus na Deficiência”, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com abertura, às 09h30, a cargo do vereador Pedro Pina, do presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, José Madeira Serôdio, e da diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, Clara Birrento.
O primeiro painel, às 10 horas, é dedicado ao tema “Vida Autónoma”, com Sandra Pinto, psicóloga do CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, Ana Valente e Cláudia Pereira, coordenadoras das Residências Autónomas da APPACDM de Setúbal, Filipe Pereira, terapeuta ocupacional da Residência Autónoma da APPACDM de Setúbal, Diogo Martins, web developer, do movimento (D)Eficientes Indignados, e o ator Paulo Azevedo.
O segundo painel, às 12 horas, com o título “Filho e Filhas”, é dinamizado por Helena Carona, da Associação de Apoio aos Deficientes de Paralisia Cerebral Maria do Carmo Silva Melancia, por Ana Paula Luís, médica de família, da Consulta do Adolescente do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida e por Maria José Freire, Professora de Língua Gestual Portuguesa na Escola de Educação de Setúbal.
O primeiro painel da tarde, às 14 horas insere-se no tema “Sexualidade”, em que participam Maria Forreta, professora e investigadora, Manuela Ralha, do Movimento “Sim, Nós Fodemos”, e Manuel Damas, médico, sexólogo e professor universitário, presidente da CASA – Centro Avançado de Sexualidades e Afectos.
O último painel, às 15h30, insere-se no âmbito da “Prática Desportiva”, no qual intervêm o presidente da Associação de Desporto Especial do Distrito de Santarém, José Pavoeiro, os atletas paralímpicos Simone Fragoso e Jorge Pina, fundador da Associação Jorge Pina, e o chefe da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, José Pereira.


Rastreios e desporto adaptado 
A 6.ª Semana Temática da Deficiência inclui, a 5 deste mês, o Dia da Prevenção, com rastreios ocular, arterial, de colesterol e de glicemia, no Mercado do Livramento, das 10 às 14 horas, e a atividade De Portas Abertas à Comunidade, na Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, às 14 horas.
Uma colheita de sangue dá início ao penúltimo dia das comemorações, que se realiza na Farmácia Sália, das nove às 13 horas, organizada pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Setúbal.
Às 21h30, no Teatro de Bolso, o Grupo PensarTeatro, da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco, apresenta um espetáculo dividido em duas partes, intituladas “Experiências Humanas” e “Deixa-me rir”.
No último dia do programa, a 7, das 10 às 18 horas, realiza-se um Encontro de Ténis de Mesa Adaptado, no Centro Multicultural, localizado na Quinta de Santo António, promovido pelo Clube de Ténis de Mesa de Setúbal, pela Autarquia e pela Associação Cristã da Mocidade.
A semana temática, desenvolvida no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 3 de Dezembro, pretende sensibilizar a comunidade para as questões da deficiência e incitar os cidadãos a estarem informados e a participarem numa cidadania inclusiva.
Os eventos, abertos ao público, são todos de entrada gratuita, mas alguns carecem de inscrição, devendo ser contactada a Divisão de Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal, na Rua Amílcar Cabral, n.os 4/6, ou pelo telefone 265 545 170.

Agência de Notícias

Comentários