Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Poceirão debate agricultura familiar no sábado

Agricultura familiar em avaliação no Centro Cultural de Poceirão

A Câmara de Palmela e a Associação dos Agricultores do Distrito de Setúbal promovem, no dia 20 de Dezembro, no Centro Cultural de Poceirão, o Debate “Agricultura Familiar, contributo para um sistema alimentar sustentável e para um mundo rural vivo”. A iniciativa, que tem início às 10 horas, integra uma Mesa Redonda com a participação da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, da Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal e da ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal.
Agricultura familiar vai estar em discussão este sábado no Poceirão 

O presente ano foi proclamado como Ano Internacional da Agricultura Familiar pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e com 2014 a chegar ao fim, importa refletir sobre os caminhos percorridos e perceber quais os contributos que esta efeméride trouxe à agricultura familiar, entendida pela ONU como "forma de garantir a produção agrícola e silvícola, assim como a pesca e o pastoreio, gerida e dirigida por uma família".
Com este debate,  no Centro Cultural de Poceirão, pretende-se perceber "quais as repercussões que a declaração de Paris, assinada pelos Ministros da Agricultura da União Europeia, teve para com os agricultores nacionais e se as comemorações deste ano internacional cumpriram o seu objetivo de promover o reconhecimento da importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável", explicou ao ADN, a organização. 
A agricultura familiar garante 70 por cento do total da alimentação consumida pela humanidade, o que faz dela o principal sistema de abastecimento alimentar. Em Portugal, é, também, responsável pela maior parte da produção agrícola e são apenas 12 por cento os agricultores que vivem em exclusivo da agricultura. Uma parte significativa da produção agrícola é assegurada por pessoas de idade avançada, cujas reformas são insuficientes para assegurar a sua existência, obrigando-as a permanecer no ativo.

Programa:
10h00 | Sessão de abertura, com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro  Amaro, do Presidente da União das Freguesias de Marateca e Poceirão, José Silvério, e do Presidente da Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal, Joaquim Caçoete
10h30 | Mesa Redonda “Agricultura Familiar, contributo para um sistema alimentar sustentável e para um mundo rural vivo”
CNA – Confederação Nacional da Agricultura; ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal; Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal (moderador: Raul Tavares: Diretor do SemMais Jornal).
12h30 | Debate
13h00 | Sessão de Encerramento, com as presenças do vereador da Câmara Municipal de Palmela, Luís Miguel Calha, e do Presidente da Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal, Joaquim Caçoete.

Agência de Notícias

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010