Fogaça de Palmela inspira Programa de Animação

Fogaça em destaque no  Programa de Animação do Livro e da Leitura

A Fogaça de Palmela, iguaria incontornável da gastronomia do concelho, serve de inspiração, no presente ano letivo, ao Programa de Animação do Livro e da Leitura da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho de Palmela.
Doce típico de Palmela chega às bibliotecas municipais do concelho 

“Maria Fogaça” é o conto original apresentado na “Hora do Conto”, iniciativa que, de acordo com a Câmara de Palmela, "pretende estimular a imaginação e a criatividade das crianças e, em simultâneo, dotá-las de conhecimentos para que valorizem a identidade da sua região e do país".
Além da “Hora do Conto”, o programa integra as iniciativas “Dia A – Animação na Biblioteca Escolar” (apoio a projetos pedagógicos), visitas guiadas às Bibliotecas, com informação sobre recursos e serviços da Rede Municipal e o “O Conto vai à Escola” (mediante solicitação dos educadores).
Preservar o contacto entre as Bibliotecas e a Comunidade Escolar do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo, criar e fortalecer hábitos de leitura desde a primeira infância, incentivar e apoiar projetos e atividades relacionados com o livro e a animação da leitura no Ensino Básico, estimular a imaginação e o sentido estético literário das crianças e jovens e promover e valorizar a cultura local, produtos e saberes da região, são os principais objetivos do programa.
Os estabelecimentos de ensino pré-escolar e escolas do 1º ciclo podem inscrever-se nas referidas atividades, através do telefone 212 336 638 ou pelo e-mail bibliotecas@cm-palmela.pt (Ilda Soares e João Matos).

A história da fogaça de Palmela
A Fogaça está intimamente ligada à história e vivência das gentes da vila de Palmela e à devoção a Santo Amaro. No seu dia, 15 de Janeiro, a comunidade revive a tradicional Bênção das Fogaças na Igreja Matriz, um ritual que tinha noutros tempos como propósito pedir saúde e proteção de colheitas e animais. As Fogaças tomavam, assim, a forma da graça pretendida. Muito aromáticas e de sabor inconfundível, as Fogaças de Palmela chegam até nós através de várias receitas familiares, cheias de tradição, e ocupam lugar de destaque na doçaria local.

Programa “Histórias com sabor a fogaça”:
Natal | 1 a 13 de Dezembro | Auditório Municipal de Pinhal Novo, Centro Cultural de Poceirão e Cineteatro S. João
Peça original “O Jantar de Natal”, da responsabilidade da equipa de Animação das Bibliotecas, com a colaboração do músico José Ricardo.

Carnaval | 14 Fevereiro | Biblioteca Municipal de Pinhal Novo
A “Cruela e alguns dálmatas” convidam os utilizadores para uma tarde animada de dança e desfile de máscaras.

Dia Internacional do Livro Infantil | 2 de Abril
Workshop de Confeção de Fogaças
Produção de um livro artesanal de receitas de doces regionais

Dia Mundial da Criança | 1 de Junho | Auditório Municipal de Pinhal Novo
Peça de teatro infantil “Pinóquio, muito riso, pouco juízo” e mural de provérbios preenchido com provérbios trazidos pelas crianças que assistam ao espetáculo.

Agência de Notícias

Comentários