Fernando Fitas vence Prémio Literário de Almada

Almada entregou prémio literário a autor alentejano 

Fernando Fitas é o vencedor da 20.ª edição do Prémio Literário de Poesia e Ficção de Almada, dedicada ao género Poesia, com o original Alforges de heranças. O galardão foi atribuído a 27 de Novembro, no Fórum Municipal Romeu Correia – Sala Pablo Neruda, anunciou a câmara de Almada. O autor premiado recebeu um prémio pecuniário no valor de 2500 euros.
Almada estimula criação literária 

Em 2014 integraram a competição 25 obras originais de poesia avaliadas por Fernando Jorge da Silveira e Sousa Fabião, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, Graça Pires, em representação da Câmara Municipal de Almada, e José Manuel Lourenço Matias, em representação da Sociedade de Língua Portuguesa. O autor premiado recebeu um prémio pecuniário no valor de 2500 euros.
Organizado em duas partes, o livro evoca na primeira parte a “construção da casa” como metáfora do zelo, dos sobressaltos, das razões, do quase remorso de ficar “aqui” na fragilidade deste quotidiano com desafios e esperanças. A segunda parte remete-nos para a imagética de um tempo em que os silêncios e os gestos fraternos eram gritos da revolta e dos sonhos sufocados.

Sobre o autor

Fernando Fitas nasceu em Campo Maior. Jornalista desde 1975, enquanto divulgador de poesia foi membro da Cooperativa Cultural Era Nova. Em 2003 venceu o Prémio de Poesia e Ficção de Almada com a obra O Ressoar das Águas.
Em 2012 editou Alma d’Escrita, no qual reúne uma série de reportagens sobre a preservação e defesa do património, tradições, memórias ou símbolos da identidade almadense. É ainda autor das obras Canto Amargo, Amor Maltês, Silêncio Vigiado, O Saciar das Aves.
Organizado pela Câmara Municipal de Almada, desde 1995, o Prémio Literário de Poesia e Ficção de Almada pretende estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores naturais, residentes ou que exerçam a sua atividade no concelho de Almada.

Agência de Notícias

Comentários