Único cargueiro à vela transatlântico está em Setúbal

Tres Hombres até parece "um barco pirata" atracado em Setúbal 

O único cargueiro transatlântico à vela do mundo está de visita ao porto de Setúbal. O barco holandês, que  transporta 2200 litros de vinho de Bordéus e rum, tal como produtos de comércio sustentável, viaja oito meses consecutivos por ano. A bordo, o barco leva também material que será doado a crianças do Brasil e Cabo Verde. Viaja pelo Atlântico (agora vai para o Brasil) passando por Cabo Verde onde deixará uma doação de manuais escolares e de ténis feita por uma escola de Setúbal para aquele país africano. O navio pode ser visitado esta terça-feira, entre as 10 e as 17 horas. 
Navio chegou este domingo ao Sado, em Setúbal 

Até parecia que um barco pirata se aproximava de Setúbal, arreando velas entre o nevoeiro, enquanto se preparava para atracar. Mas não. O Três Hombres, único veleiro de carga transatlântica do mundo, pode passar a ideia de estar distante destes tempos, mas a bordo transporta uma causa, além dos 12 barris de vinho biológico que viajam no porão. "É o navio mais amigo do ambiente. Depende apenas do vento [não tem motor] e somos livres de emissões de gases", afirma o capitão, Arjen van der Veen (holandês). Não é tudo. Depois de atracar, o capitão apresenta-se. "Somos gente do comércio justo e do transporte justo."
É por Setúbal que o bergantim que transporta produtos biológicos vai ficar até quarta ou quinta-feira, atracado junto à doca sadina, onde chegou no domingo, depois de em Março já ter feito a quarta escala no porto da Horta (Açores). Nem a chuva impediu os cantos da tripulação, ao som do acordeão, para celebrar mais uma etapa da quase volta ao mundo, que teve início no mês passado, na Holanda, quando Arjen van der Veen pegou no leme do veleiro de 32 metros. Chama-se Três Hombres por ser uma ideia de três amigos: os holandeses Arjen van der Veen, Jorne Langelaan e o austríaco Andreas Lackner.
Foi construído em 2007 por mais de 50 voluntários de 25 nacionalidades ao longo de dois anos. De madeira castanha e altos mastros com velas de pano-cru, tem uma capacidade de carga de 35 toneladas, habilitado a operar durante todo o ano, da Europa à América, das ilhas do Atlântico às Caraíbas.
Este ano, o cargueiro de comércio justo propriedade da empresa Fairtransport Shipping and Trading, com sede na Holanda, já passou pelos portos da Noruega, do Reino Unido e de França, encontrando-se, neste momento, em Setúbal de onde vai prosseguir viagem.
Seguem-se as ilhas Canárias, Cabo Verde, a cidade de Belém (Brasil), as ilhas caribenhas e a República Dominicana, para carregar, entre outras coisas, rum, grãos de cacau, café e bagas de chocolate. No regresso, o cargueiro Tres Hombres visitará os Açores, a Irlanda, o Reino Unido, a Bélgica e a viagem terminará onde começou, na Holanda, em Junho de 2015.
Agora, estão a bordo dez barris com 2.200 litros de vinho francês que vão ficar no porão para maturar durante os próximos meses de viagem. Para o nosso país, o barco trouxe um carregamento de bacalhau a fim de promover o comércio sustentável entre a Noruega e Portugal.

Navio leva material escolar para Cabo Verde
O navio também contém um carregamento de equipamentos de ginástica para levar ao Brasil, no âmbito do projeto social Paint a Future, da artista holandesa Hetty van der Linden. Este é um projecto de solidariedade que leva bens a crianças carenciadas, um pouco por todo mundo, e que agora conta com a ajuda do barco Três Hombres para distribuir o material.
O projeto consiste em utilizar a rota do barco para transportar sonhos e doações de umas crianças para as outras. Em Setúbal, o Externato diocesano Sebastião da Gama e o movimento REUTILIZAR fizeram uma doação de manuais escolares e de ténis, para o barco transportar para Cabo Verde.
O Tres Hombres está atracado em Setúbal, no cais 2, desde domingo, 23 de Novembro, e deverá partir na próxima quinta-feira. O navio pode ser visitado esta segunda-feira e na terça-feira, entre as 10 e as 17 horas.
A bordo, o capitão Arjen van der Veen e a sua tripulação recebem os visitantes portugueses para contar tudo sobre este navio e o seu projeto. Durante a visita ao navio é possível adquirir alguns dos produtos que o navio transporta.

Agência de Notícias

Comentários