Semana da Dança arranca este noite em Palmela

Dança de vários estilos invade concelho de Palmela durante uma semana 

O concelho de Palmela é palco, até  30 de Novembro, da 17ª edição da Semana da Dança, numa organização conjunta da Passos e Compassos/ DançArte, companhia residente no Cineteatro S. João, e da Câmara de Palmela. Cerca de duas dezenas de atividades para públicos de todas as idades - espetáculos, aulas abertas, residências, ateliês, bailes e o concurso à Volta da Dança – "compõem um programa rico e demonstrativo da dinâmica cultural do concelho, no âmbito desta forma de expressão artística", explica a autarquia ao ADN. A semana da Dança arranca este noite às 21h30, no Cineteatro S. João, em Palmela com "Residência", um espectáculo que pretende ser informal, um encontro com os criadores e intérpretes, com apresentação de duas peças e uma conversa com o público.
Dança chega aos palcos do concelho com vários espectáculos 

Ao longo da semana, o público terá muitas oportunidades para contactar com o mundo da dança e explorar as suas diversas vertentes, com particular atenção para as crianças e a comunidade educativa, determinantes para o sucesso da formação de públicos. É o caso das sessões do espetáculo infantil “Pés de Prlim Pim”, do ateliê de dança e música para bebés “Tarará Tchim!” e das aulas abertas.
Além das "habituais atividades já consolidadas" do programa, como os espetáculos para a comunidade educativa ou os ateliês, a DançArte destaca as novidades desta edição da Semana da Dança. Estas são a participação da DançArte em concertos, uma oficina de movimento e percussão pelos Bardoada e a apresentação dos trabalhos de Joana Saraiva e Rui Peixoto, criadas ao abrigo das residências artísticas da companhia.
A ideia é que o evento ofereça "espetáculos para todas as faixas etárias, dos bebés aos séniores", diz Sofia Belchior, directora da companhia. Além disso, a Semana da Dança tem também a preocupação de "não se centrar em Palmela e no teatro São João", estendendo-se a outros pontos do concelho, como o Pinhal Novo ou a Quinta do Anjo. A diretora da DançArte espera assim uma "adesão boa, até porque a Semana da Dança"já tem um público firmado, que se interessa" pela dança.
Profundamente enraizada no contexto cultural do concelho mas, também, no panorama da dança em Portugal, a Semana da Dança nasceu em 1997 e, ao longo dos anos, estabeleceu e cimentou parcerias estreitas com a comunidade educativa, com o movimento associativo e outros agentes culturais locais, entrosando a dança com várias expressões artísticas. Promovido, anualmente, no final de Novembro, este programa "assume-se como o culminar de mais um ciclo de trabalho dedicado à dança, no concelho de Palmela, propiciando, também, a apresentação de novos criadores e a exploração de novas vertentes da dança", assume a autarquia.
A Semana da Dança em Palmela arranca esta noite e prolonga-se até 30 de Novembro e a programação completa pode ser consultada no site oficial da DançArte




Comentários