Setúbal e Barreiro são compatíveis nos contentores

Vários interessados na vinda dos contentores para o Barreiro 

O presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, João Carvalho, afirmou terça-feira que um novo terminal de contentores do Barreiro é compatível com a actividade portuária de Setúbal, referindo que há vários investidores interessados naquela localização. “Se Setúbal tiver um porto e o Barreiro também, ainda melhor. A convite da Câmara do Barreiro, João Carvalho, visitou a cidade tendo recebido a garantia que a autarquia quer muito receber este investimento. “O terminal de Contentores é importante para o desenvolvimento do Concelho do Barreiro e é fundamental para a Área Metropolitana de Lisboa e para o País”, referiu o presidente da Câmara, salientando ainda a importância da construção de rodovia e ferrovia que servirão o terminal. 
Presidente do Instituto da Mobilidade e Transportes visitou Barreiro

Qualquer terminal que se venha a localizar no Barreiro é compatível com o Porto de Setúbal”, disse o responsável, após uma visita ao concelho do Barreiro. João Carvalho afirmou ser normal que as várias comunidades portuárias defendam os seus interesses. “A Administração do Porto de Lisboa está a fazer os estudos ambientais necessários e o que posso dizer é que o Barreiro tem condições excepcionais e não há dúvidas de que há vários investidores interessados. A autarquia já falou com alguns, eu também já estive com alguns deles e o Governo sabe disto”, referiu o responsável do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, (IMT).
O presidente do IMT salientou que o novo terminal no estuário do Tejo é “muito importante”, referindo que o Barreiro é a zona que tem os estudos mais avançados. “Foram os agentes económicos que transmitiram ao Governo a importância de um novo terminal em Lisboa e Leixões. Existe um grande mercado composto pela União Europeia, Estados Unidos e Canadá, de 900 milhões de pessoas, e os nossos portos são importantes para as trocas comerciais”, disse.
João Carvalho explicou que Espanha já tem 30 quilómetros de cais construído e que Portugal não pode ficar para trás, lembrando que Lisboa, Leixões e Sines são as três zonas que estão na rede principal definida pela Comunidade Europeia e que vão ter acesso a mais fundos dos programas comunitários.

Estudo de Impacto Ambiental em discussão 
Já o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, afirmou que em breve vai estar em discussão pública a Proposta de Definição de Âmbito (PDA) do Estudo de Impacto Ambiental, que define os aspectos centrais que o estudo deve tratar, num processo conduzido pela Agência Portuguesa do Ambiente. “Vai estar em breve em discussão pública e, do que sei, a PDA está a ser feita apenas para o Barreiro e refere, por exemplo, que ao nível dos passivos ambientais a situação dos resíduos existentes no rio não é relevante”, contou o chefe do executivo municipal.
Carlos Humberto reafirmou ainda que o novo terminal de contentores é importante para o Barreiro, mas essencial para a Área Metropolitana de Lisboa e para o país, defendendo que, seja qual o for o Governo, acredita que o projecto vai avançar.
João Carvalho referiu que o PDA é um “documento muito recente” e por isso recusou comentar o seu conteúdo, explicando que a decisão política deve ser conhecida em breve. “O estudo ambiental deve estar feito até ao final deste ano e a decisão política ser tomada no primeiro trimestre. Depois será lançado o concurso até ao final de 2015 e em 2016/2018 será feita a primeira fase, estando tudo concluído em 2022”, disse.

"TCB são autossustentáveis”
O executivo municipal aproveitou ainda a visita do responsável máximo dos IMT para falar da situação financeira dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB). De acordo com o presidente da autarquia, “do ponto de vista financeiro, há equilíbrio entre receitas e despesas”, referindo inclusive que está prevista a aquisição de mais oito viaturas. “Neste momento, os TCB são autossustentáveis”, afirmou o Carlos Humberto, recordando que, de acordo com estudos recentes, o Barreiro é o único concelho do país em que as deslocações em transportes públicos são superiores às efetuadas em transporte individual.
João Carvalho realçou as “preocupações sociais” do Concelho do Barreiro, no caso em concreto, relativamente à mobilidade e informou que o novo "Regulamento de Transportes em Automóvel poderá trazer alguns benefícios ao município".

Agência de Notícias

Comentários