Palmela cria cartão de desconto para idosos

Cartão Municipal Idade Maior criado em parceria com sociedade civil 

A Câmara  de Palmela conta com um novo instrumento de apoio à população idosa. Trata-se do Cartão Municipal Idade Maior, evolução do projeto Cartão Municipal Sénior, criado em 2005, e surge enquadrado, diz a autarquia, "por uma estratégia de valorização das gerações mais idosas na nossa comunidade".  Palmela, enquanto “Cidade Amiga das Pessoas Idosas”, tem prestado atenção redobrada a esta faixa da população, "considerando as atuais alterações sociodemográficas e económicas a que assistimos, caracterizadas pelo envelhecimento da população e pelo agravamento generalizado das suas condições de vida", reflecte a autarquia. Este cartão destina-se a todos os residentes no concelho e ex-funcionários municipais com mais de 60 anos. 
Câmara de Palmela promove cartão para pessoas idosas no concelho 

Promovido pela Câmara de Palmela, em parceria com o comércio local, empresas e agentes sociais, este projeto, conta a autarquia, "visa o reforço da cidadania ativa dos seus utilizadores, incentivando a sua participação na comunidade, e traduz uma preocupação de justiça social para com aqueles que auferem rendimentos mais baixos. O cartão conta, para isso, com dois escalões diferenciados – A e B – em função dos rendimentos do agregado familiar".
Sem custos de adesão e com procedimentos simplificados junto quer dos beneficiários, quer das entidades parceiras, o Cartão Municipal Idade Maior "oferece condições mais vantajosas no acesso a bens e serviços nas entidades aderentes, bem como de responsabilidade municipal e dispensa na apresentação de documentos legalmente exigidos na candidatura ao tarifário social do serviços de abastecimento água para o escalão A, acesso prioritário a ações básicas de informática e outras no âmbito do projeto “Clique sem idade”, redução de 10 por cento no valor das taxas municipais para operações urbanísticas a realizar em habitação própria, entre outros e ainda  facilita o acesso a informação específica", revela a Câmara.
Podem ser beneficiários do Cartão todos os cidadãos residentes e eleitores no concelho de Palmela, com idade igual ou superior a 60 anos, bem como todos os aposentados da Câmara Municipal com idade igual ou superior a 60 anos, que não residam no concelho. O Cartão, com validade de dois anos, pode ser solicitado em qualquer balcão de atendimento da Câmara Municipal ou na Loja Móvel.
O projeto de regulamento, aprovado por unanimidade na reunião pública realizada a 5 de Novembro, será submetido a deliberação da Assembleia Municipal e a apreciação pública, após o que será apresentado à comunidade, através de uma campanha de comunicação própria.

Agência de Notícias

Comentários