Bióloga lança livro sobre recursos vivos da Arrábida

Inês Sousa recebeu Prémio Científico Sesimbra em 2012 

O livro Recursos Vivos da Costa da Arrábida – Estudo do Efeito Reserva nas Comunidades Marinhas de Substratos Móveis no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, da bióloga marinha Inês Sousa, vencedora do Prémio Científico Sesimbra, edição de 2012, é lançado no dia 16 de Novembro, domingo, às 15.30 horas, na Sala Multiusos, na Fortaleza de Santiago. A iniciativa, que assinala o Dia Nacional do Mar, vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal, da autora e de entidades convidadas.
Bióloga lança livro sobre recursos vivos da Arrábida em Sesimbra 


Estimular o desenvolvimento de projetos científicos relevantes para a preservação, recuperação e divulgação do concelho de Sesimbra, é o principal objetivo do Prémio Científico Sesimbra criado em 2008, pela autarquia.
Inês Sousa licenciou-se em Biologia Marinha e Pescas em 2005 pela Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade do Algarve. Entre 2009 e 2010 integrou a equipa de investigadores do projeto Life-Biomares - Gestão e Recuperação da Biodiversidade do Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, e em 2011 completou o mestrado em Biologia Marinha, especialização em Ecologia Marinha e Conservação, também pela Universidade do Algarve. Foi galardoada com o Prémio Científico Sesimbra em 2012, com o presente estudo sobre os recursos vivos na costa da Arrábida.
Os seus interesses de investigação incluem a gestão das pescas e o efeito das áreas marinhas protegidas sobre os recursos piscícolas. No mesmo sentido, interessa-se pela modelação da distribuição das espécies, estudando a influência do habitat e das caraterísticas ecológicas na sua distribuição e comportamento.
Atualmente, está a desenvolver a sua tese de doutoramento pela Universidade do Algarve, sobre o efeito das áreas marinhas protegidas nos peixes de substratos móveis, tendo o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha como caso de estudo. Para tal, conta com o apoio do CCMAR (Centro de Ciências do Mar) e do ISPAPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada), com os quais tem colaborado nos últimos anos.

Agência de Notícias

Comentários