Ligação Quinta do Anjo - Penalva com novos horários

Câmara de Palmela quer ligação permanente entre Quinta do Anjo e Penalva  

Entra hoje em vigor, 20 de Novembro, o novo horário da carreira 714 dos TST (Quinta do Anjo/Estação de Penalva via Bairro Alentejano), que apresenta, também, novo itinerário e tarifário. As alterações aquele projecto, a funcionar de forma experimental até ao final do ano, representam, diz a autarquia de Palmela,  "ajustes baseados nos primeiros dois meses no terreno e nas necessidades apresentadas pelos utentes". A carreira tem atraido a população da freguesia. Por isso, a Câmara de Palmela diz que a utilização regular por parte das populações “é demonstrativa da necessidade identificada, sendo expectativa da autarquia a consolidação da carreira, de forma permanente”. A TST tem a palavra final. 

Ligação entre Quinta do Anjo e Penalva arrancou há dois meses

O trajecto de regresso do circuito passa a ser igual ao de ida e as paragens foram fixadas para servir os principais equipamentos de utilização pública. Os horários estão, agora, mais ajustados aos dos comboios da Fertagus e as tarifas apresentam “vantagens na aquisição de bilhetes pré-comprados e passes”, explica a Câmara Municipal de Palmela em comunicado.
Ainda segundo o mesmo comunicado, aquela ligação foi “desenvolvida, em parceria, pela Câmara Municipal de Palmela e pelos Transportes Sul do Tejo” e a mesma irá dar “resposta a um anseio antigo da população, defendido pelo município em sede do Conselho Local de Mobilidade”.
"Na estrada" desde 22 de Setembro deste ano, a carreira entre a aldeia de Quinta do Anjo, a Estação Ferroviária da Penalva e os Bairros dos Marinheiros e Alentejano é "um caso de sucesso". Muitos dos
autocarros tem andado perto da locação máxima.
O processo arrastou-se no tempo com a operadora de transportes [Transportes Sul do Tejo] a referir que não avançava para a ligação porque a autarquia de Palmela não garantia o arranjo dos acessos e dos caminhos da freguesia e, como tal, não estavam garantidas as condições para uma ligação segura. "O investimento recente da autarquia na empreitada de ligação do caminho 1029 à circular norte da Autoeuropa, (vulgo estrada da Setcom), com correção do perfil da via e repavimentação, veio facilitar a concretização desta ligação", explica a Câmara de Palmela.
Agora, a aldeia de Quinta do Anjo vê, assim, facilitado o acesso à Estação Ferroviária da Penalva, "promovendo a intermodalidade e a utilização de transporte coletivo, bem como a circulação interna na freguesia", explica a autarquia.
O projecto-piloto vigora até 31 de Dezembro, com ligações diárias (dias úteis), e a sua utilização regular por parte das populações “é demonstrativa da necessidade identificada, sendo expectativa da autarquia a consolidação da carreira, de forma permanente”, lembrou a responsável pelo pelouro da Mobilidade e Acessibilidades da autarquia, Fernanda Pézinho.



PARTIDAS QTA. ANJO
PARTIDAS PENALVA (Est.)
6:45
7:23
7:45
8:23
8:45
9:23
11:45
12:23
12:45
13:23
13:45
14:23
16:45
17:23
17:45
18:23
18:45
19:23

Comentários