Legionella também já chegou ao Barreiro

Doentes internados no Barreiro trabalham na mesma empresa

Já há casos de doentes internados com legionella no Barreiro, Porto e em Castelo Branco. Todos têm relação com o surto da doença que começou em Vila Franca de Xira. A Direção-Geral da Saúde admite que possam surgir novos diagnósticos em mais cidades do país. O número de infetados não pára de aumentar. Estão já confirmados cinco mortos, há 233 pessoas infectadas em vários hospitais do país sendo que 24 pessoas estão ainda em estado grave. No caso do Barreiro há quatro pessoas internadas, o que gerou algum medo entre a população, mas quer o delegado de saúde do Barreiro quer o director geral da Saúde revelaram que os quatro homens internados no Hospital Nossa Senhora do Rosário trabalharam todos na mesma empresa, no concelho de Vila Franca de Xira onde tudo começou. "A população do Barreiro pode estar descansada e fazer a sua vida normal que não há nenhum problema", disse ontem o delegado de saúde do Barreiro 

Há quatro homens infectados com legionella no Barreiro 

O delegado de saúde do Barreiro, Mário Durval, afirmou, esta segunda-feira, que os doentes internados no Hospital do Barreiro com Doença do Legionário trabalham todos na mesma empresa, na zona de Alverca.
"Os doentes trabalham todos numa empresa da zona de Alverca e residem no Barreiro. A população do Barreiro pode estar descansada e fazer a sua vida normal que não há nenhum problema no concelho", disse Mário Durval.
Segundo o especialista, existem três casos confirmados de Doença do Legionário e mais um suspeito no Hospital do Barreiro, todos ligados a Vila Franca de Xira, onde na sexta-feira foi conhecido um surto causado pela bactéria legionella, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal.
"Estão quatro doentes internados no hospital do Barreiro, três já com análises confirmadas de legionella e um outro que, apesar de não estar confirmado, todos os indicadores apontam nesse sentido", afirmou o médico.
O delegado de saúde disse que dois doentes deram entrada na unidade hospitalar a 5 de Novembro e outros dois no dia 9 de Novembro, estando todos "estáveis". Todos são homens, com idades entre os 40 e os 50 anos.
A Lusa contactou o Centro Hospitalar Barreiro/Montijo que remeteu esclarecimentos para a Direção Geral de Saúde.
O diretor geral da Saúde revelou, esta segunda-feira, que foram identificados casos de Doença do Legionário em várias regiões do país, como Barreiro, Castelo Branco e Porto, todos eles com "ligações claras" a Vila Franca de Xira.
De acordo com Francisco George, estes casos têm todos ligações "temporais e espaciais" a Vila Franca de Xira, região onde foi identificado um surto causado pela bactéria legionella, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal.

Legionella já fez cinco mortes e há 233 infectados 
O diretor-geral da Saúde disse que Portugal já registou 233 casos de doença dos legionários e cinco casos mortais confirmados. Ou seja, a morte que ainda era considerada suspeita pelas autoridades foi mesmo provocada pela bactéria.
A grande maioria dos doentes está hospitalizada na Grande Lisboa, mas há ainda duas pessoas internadas no Porto, três em Castelo Branco e quatro no Centro Hospitalar do Barreiro-Montijo.
Francisco George revelou ainda que há doentes cujo estado clínico evoluiu para cura, nomeadamente entre as pessoas que estiveram internadas no Porto e em Lisboa.
A legionella encontra-se em ambientes aquáticos naturais e também em sistemas artificiais, como redes de abastecimento e distribuição de água, redes prediais de água quente e água fria, ar condicionado e sistemas de arrefecimento (torres de refrigeração, condensadores evaporativos e humidificadores) existentes em edifícios, como hotéis, termas, centros comerciais e hospitais. Esta bactéria pode ainda existir em fontes ornamentais e tanques recreativos, como jacuzzis.
A infeção transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

Seguro beber água da torneira 
Em declarações à Antena 1, a subdiretora-geral da Saúde explicou que nem todas as pessoas que respirem gotículas com legionella vão ficar contaminadas. Graça de Freitas salienta que é seguro beber água da torneira e garante que as autoridades de saúde estão a fazer tudo para detetar a origem do surto.
A responsável sublinha que foi acionado um plano de contingência que garante assistência a todos os doentes, visto que se trata de um problema de saúde pública.
“Estamos a fazer tudo para encontrar a origem mas até terminar podem aparecer novos casos”, sublinhou Graça, para acrescentar que “pode não ser encontrada a origem concreta do surto, porque é preciso investigar a origem e agir ao mesmo tempo”.

Agência de Notícias

Comentários