Imagens mostram Vitória de Setúbal em dia de aniversário

Américo Ribeiro expõe história do Vitória em fotografia 

Memórias dos espólios de Américo Ribeiro e do Vitória Futebol Clube são mostradas na exposição “Para além da Glória – entre o Troféu e a Imagem”, a inaugurar no dia 20 de Novembro, às 18h30, na Casa Bocage, em Setúbal. Mais de duas dezenas de imagens do Arquivo Fotográfico Municipal Américo Ribeiro, que retratam momentos entre os anos 40 e 70 da história centenária do Vitória de Setúbal, cruzam-se no espaço e no tempo com um conjunto de troféus da coleção do clube sadino. A exposição, organizada pela Câmara de Setúbal em parceria com o Vitória, evoca momentos de conquistas e de glória, mas também de desilusão, e narra histórias de pessoas cujo percurso está associado à vida do clube. O Vitória, um dos clubes mais importantes do desporto em Portugal, completa amanhã, dia 20, 104 anos de vida.
Inauguração do Bonfim em 1962 foi uma das datas mais importantes 

Entre as imagens do fotógrafo setubalense, descritas pelo Centro de Memórias, projeto municipal que inclui a recolha de depoimentos de voluntários, constam a manifestação popular na Praça de Bocage quando o Vitória Futebol Clube desceu de divisão, em 1951, a abertura do pote mealheiro pró-estádio do Bonfim, de 1953, e a inauguração do recinto desportivo, em 1962.
A mostra é complementada por troféus menos conhecidos do Vitória, cuja coleção está atualmente em processo de inventariação e tratamento, numa iniciativa municipal que pretende salvaguardar aquele património e revitalizar a Sala de Troféus Josué Monteiro, instalada no Estádio do Bonfim.
Esta ação é destacada com a exibição de um documento audiovisual sobre o processo de recuperação, tratamento e estudo do vasto património vitoriano. Na exposição é também apresentada uma taça, já desinfestada, mas ainda sem o tratamento de recuperação.
A inauguração da mostra, que conta com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do presidente do Vitória, Fernando Oliveira, a par de outras personalidades, serve de pretexto para o lançamento da Coleção de Postais Américo Ribeiro.
A coleção, que pretende divulgar um vasto conjunto de imagens menos conhecidas do fotógrafo setubalense, é iniciada com um conjunto de duas dezenas de postais que retratam fragmentos dos mais de cem anos de história do Vitória Futebol Clube.
A exposição “Para além da Glória – entre o Troféu e a Imagem”, inaugurada no dia que o Vitória comemora 104 anos, estará patente até 14 de Janeiro na Casa Bocage, equipamento municipal localizado na Rua Edmond Bartissol, pode ser vista de terça a sexta-feira das nove às 12h30 e das 14 às 17h30 e aos sábados das 14 às 18 horas.

Agência de Notícias

Comentários