Grândola volta a ser a capital do chocolate

Feira do Chocolate espera "milhares de visitantes"a partir de quinta-feira

Grândola vai voltar a ser, em Novembro, a capital do chocolate graças à 8.ª Feira de Chocolate que, este ano, além de um 'show cook', de trabalhos ao vivo e de degustações, vai também dar a conhecer quatro doces típicos da região. A feira decorre entre os próximos dias 6 e 9 de Novembro e arranca com a apresentação do típico "Bolo das Rosas", originário das freguesias de Grândola e Santa Margarida da Serra. No dia seguinte  será a vez da Freguesia de Azinheira dos Barros mostrar como se fazem os "Rebuçados Artesanais" e os 'chocolatiers' Céu Carvalho e Bruno Silva vão dar a conhecer e provar sobremesas e bebidas com chocolate. Ou seja, uma feira de coisas doces que já é um cartaz turístico importante de Grândola. 

Grândola recebe a partir de quinta-feira a feira do chocolate 

A Feira de Chocolate vai regressar ao Parque de Feiras e Exposições de Grândola de 6 a 9 deste mês e  "promete despertar os sentidos e satisfazer o paladar durante quatro doces dias". A Câmara Municipal de Grândola, organizadora do evento, espera "atrair milhares de visitantes" que vão poder participar em degustações, palestras e assistir a uma cozinha ao vivo, tendo sempre o chocolate como ingrediente principal da receita.
A 8ª edição da Feira do Chocolate de Grândola  inclui um conjunto de expositores, onde "os visitantes são convidados a apreciar a exposição e produção ao vivo de peças artísticas em chocolate, saborear licores, espetadas de frutas com chocolate, bombons, bolos, crepes, chocolates artesanais, e muitas outras tentações doces", explica a autarquia ao ADN.
Este ano, o certame vai dar a conhecer o "Glugarfree", um subproduto de panificação, elaborado com farinhas específicas para celíacos e chocolate para diabéticos que vai ter lançamento nacional nesta feira anual de Grândola. Nesta edição, os visitantes vão poder conhecer também bombons de chocolate negro com massa de queijo de ovelha e assistir a experiências científicas com chocolate realizadas pelo Centro Ciência Viva do Lousal.
Mas há mais para ver: No primeiro dia da Feira de Chocolate a Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra apresenta o típico “Bolo das Rosas”. Na 6ª feira será a vez da Freguesia de Azinheira dos Barros mostrar como se fazem os “Rebuçados Artesanais”. No mesmo dia a Chocolatier Céu Carvalho e Bruno Silva apresentam e dão a provar sobremesas e bebidas de e com chocolate.
No sábado, a Junta de Freguesia do Carvalhal vai confeccionar as queijadas de batata-doce, um dos produtos com maior significado na economia desta freguesia. Durante a tarde e noite, poderá ainda degustar a “Cela de Leitão à Bairrada com molho de chocolate apimentado”, “Saladinha de romã e vinagrete de espumante” e “Chamuças cheias de mousse de cacau 100 por cento” preparadas pelos Chefs Manuel Alexandre e Tony Salgado do Pestana Cidadela Cascais e, para terminar prove os vinhos tintos e moscatel com chocolate numa combinação preparada pelo Mestre Chocolatier Paulo Santos e a Adega Brejinho da Costa.
No último dia do certame, no espaço do Show Cook vai ter lugar o lançamento nacional de “Glugarfree”, um subproduto de panificação, da autoria do mestre Chocolatier Paulo Santos, feito a partir de farinhas específicas para celíacos e produzido com chocolate para diabéticos.
A encerrar, a junta de Freguesia de Melides dará a conhecer e a provar as famosas alcomonias, um doce de origem árabe, produção caseira, com características regionais e sazonais.
Melides é uma das duas freguesias do país onde actualmente se produz este doce tradicionalmente vendido na sua Feira Anual cuja edição acontece uma semana depois da Feira do Chocolate, nos dias 14, 15 e 16 de Novembro.
A Feira do Chocolate de Grândola também vai contar com momentos de animação, com os concertos de Sérgio Rossi, na sexta-feira, e David Antunes & The Midnight Band, com os convidados especiais Vanessa Silva e FF, no sábado.
Durante o certame vão estar a funcionar as tasquinhas no Parque de Feiras e Exposições com pratos tradicionais do Alentejo e em 22 restaurantes do concelho há "Ementas com Chocolate e S. Martinho".

Horário da Feira do Chocolate de Grândola:
Quinta-feira: 14h00 às 22h00
Sexta-feira: 10h00 às 24h00
Sábado: 11h00 às 24h00
Domingo: 11h00 às 20h00
Entrada diária = 1 bombom com oferta de chocolate Nestlé

Comentários