Festa do desporto distinguiu atletas do Barreiro

Câmara do Barreiro entrega medalhas de mérito e dedicação a clubes e atletas 

Mais de 100 Medalhas de Bons Serviços e Dedicação na Área do Desporto foram entregues, na Festa do Desporto 2014, a atletas ou equipas do concelho do Barreiro, que, em variadas modalidades, na época desportiva anterior, tenham integrado seleções nacionais/representado Portugal em Jogos Olímpicos, ou sido classificados até ao terceiro lugar em encontros nacionais ou internacionais. Na iniciativa, que decorreu, no passado dia 15 de Novembro, foi homenageado, a título póstumo, Augusto Pereira Valegas, um dos mentores dos Jogos Juvenis do Barreiro. Recorde-se que a Atribuição de Medalha de Honra, a título póstumo, a Augusto Pereira Valegas – uma “homenagem, reconhecimento e agradecimento público” – foi aprovada na Reunião Ordinária Privada de Câmara de 5 de Novembro último, que, este ano, comemoram 50 anos, disse ontem o gabinete de imprensa da Câmara do Barreiro.

Barreiro premiou melhores atletas do concelho

No início da Festa do Desporto, Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, referiu que o Barreiro “é uma cidade de envolvimento, participação, associativismo, desporto. Somos uma cidade que forma campeões e, acima de tudo, seres humanos”. Salientou que, para a formação de seres humanos, “o mais completos possível”, a atividade desportiva é essencial. Aos atletas homenageados e às equipas que com eles trabalharam, o autarca deu os parabéns e agradeceu o trabalho desenvolvido.
Carlos Humberto recordou, ainda, Augusto Pereira Valegas como “um homem maior do desporto do Barreiro” e salientou a importância dos Jogos Juvenis do Barreiro “para o desenvolvimento e formação humana”, recordando, nomeadamente, a sua experiência pessoal como participante na iniciativa.
“Augusto Valegas jamais será esquecido pela população do Barreiro por aquilo que deu para o desporto e para a história do Concelho”, realçou o chefe do executivo municipal.
A Medalha de Honra foi entregue a Amália Valegas, filha de Augusto Pereira Valegas, que agradeceu em nome da família esta homenagem da Cidade “à qual o meu pai sempre dedicou a sua energia e tempo”. Salientou que é importante relembrar todos os que contribuíram para que os Jogos Juvenis do Barreiro tivessem acontecido, “mas, também, é necessário falar no futuro”, referindo-se, nomeadamente, à defesa de um ensino público de qualidade e ao incentivo à realização de iniciativas semelhantes aos Jogos Juvenis.
Durante a entrega das Medalhas de Bons Serviços e Dedicação, a Festa do Desporto contou com as atuações de “Dance Coolture”, “Russkii Klub”, “Companhia XPTO”, Barreiro Ginásio Clube, “Pêndulo Project” – Dança Aérea e “Companhia Estrofe em Sonetos” (ballet).
Além do executivo municipal e o presidente da Assembleia Municipal, marcaram presença na Festa do Desporto diversas entidades, tais como eleitos da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca e da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, representantes da Confederação Portuguesa das Coletividades, do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, da Associação de Mulheres com Patologia Mamária, entre outras.
A lista de atletas e equipas homenageados e o filme sobre Augusto Pereira Valegas podem ser visualizados no site oficial do evento. A Festa do Desporto 2014 foi organizada pela autarquia, em parceria com o Movimento Associativo Desportivo do Concelho.

Comentários