Câmara do Barreiro defende importância das freguesias

"Descentralizamos para dar mais eficácia e para estarmos mais próximos das populações" 

O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, defendeu ontem, durante as quintas Jornadas de Descentralização Autárquica – uma iniciativa promovida pelo município – que as Juntas de Freguesia “fazem falta”, porque a "proximidade permite a execução de um melhor trabalho". O chefe do executivo barreirense disse ainda que “temos de ouvir as pessoas, e temos de ver se as medidas que estamos a tomar são as mais adequadas. Nós existimos para servir as populações e temos de nos interrogar constantemente se estamos a fazer bem o nosso trabalho”. 
Autarcas do Barreiro defendem mais descentralização para as juntas

“Descentralizamos para dar mais eficácia, para estarmos mais próximos, para fazermos em melhores condições”, garantiu Carlos Humberto, salientando que não se deve descentralizar competências por descentralizar.
O chefe do executivo barreirense alertou ainda os presentes na iniciativa, que decorreu na Biblioteca Municipal do Barreiro, para a necessidade da “autocrítica”, ao mesmo tempo que confessou ter “muitas interrogações” em relação ao futuro. “Temos de ouvir as pessoas, e temos de ver se as medidas que estamos a tomar são as mais adequadas. Nós existimos para servir as populações e temos de nos interrogar constantemente se estamos a fazer bem o nosso trabalho”, concluiu Carlos Humberto.
Sofia Martins, vereadora com responsabilidades ao nível do Gabinete de Descentralização no Município do Barreiro, e que acompanhou de perto as temáticas exigidas por lei que conduziram à assinatura do atual Protocolo de Descentralização e do Acordo de Execução nas freguesias, propôs que este dia seja “de reflexão sobre estas matérias” mas que possa ir mais além. “Apesar de, necessariamente, a tónica do nosso discurso seja a resolução dos problemas que no dia-a-dia se colocam, e a forma como conseguimos fomentar uma melhoria no serviço que prestamos, propomo-nos nestas quintas jornadas discutir outros temas. Quando falamos em descentralização estamos obrigatoriamente a falar no aprofundamento da Democracia” afirmou Sofia Martins.
Sobre o compromisso para com o Serviço Público, relacionado com as questões de Proximidade e de Cooperação falaram, também, os elementos que fizeram parte da mesa de abertura destas jornadas, designadamente Carlos Moreira, Presidente da União das freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena; Ana Porfírio, Presidente da União das freguesias de Barreiro e Lavradio; Rogélia Costa pela Junta de Freguesia de Santo António da Charneca e Juvenal Silvestre pela União das Freguesias de Palhais e Coina.
Durante a tarde foram apresentadas, pelos relatores, as conclusões a que os cinco grupos de trabalho chegaram a propósito dos seguintes painéis temáticos: Avaliação do processo atual de Descentralização,  novos caminhos da Descentralização, a Descentralização como reforço da proximidade aos cidadãos, organizações de moradores como aprofundamento da Descentralização e reorganização dos serviços da Câmara e a Descentralização.

Agência de Notícias

Comentários