Câmara da Moita visitou escolas na Baixa da Banheira

Executivo municipal em visita às escolas do Agrupamento D. João I

No âmbito do Roteiro da Educação, o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, e os vereadores com pelouros visitaram, recentemente, as escolas do Agrupamento D. João I, na Baixa da Banheira. Estas reuniões servem para tomar o pulso ao ensino e à qualidade do mesmo no concelho da Moita. "A partilha de pontos de vista e permanente avaliação dos projetos em curso, para além de ser uma marca distintiva do projeto autárquico da Moita", foi realçada por todos os participantes como uma prática a manter e a valorizar. Mesmo num cenário de crise profunda, "o bem-estar das crianças e dos trabalhadores da área do Ensino continua a ser uma prioridade para a Câmara da Moita", realça a autarquia da Moita. 

Autarcas reuniram com comunidade escolar da Baixa da Banheira

A visita iniciou-se na EB1 n.º 5 que, além do 1.º ciclo, dá resposta ao nível do Ensino Pré-escolar, abrangendo, no total, 150 crianças. O presidente da Câmara anunciou, nesta escola, que, em 2015 e em parceria com a União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, "irão avançar algumas intervenções nos espaços exteriores e de recreio". Rui Garcia reafirmou, uma vez mais, que, "mesmo no cenário de crescentes limitações financeiras, o bem-estar das crianças e dos trabalhadores da área do Ensino continua a ser uma prioridade para a Câmara da Moita", defendendo a Escola Pública de qualidade e para todos.

Valorização da colaboração com a EB 2,3 D. João I
Durante a visita da comitiva aos blocos escolares da EB 2,3 D. João I, o presidente da autarquia reforçou, junto dos responsáveis deste agrupamento de escolas que, apesar deste nível de ensino não ser de competência municipal, mas sim da Administração Central, a Câmara "continuará a apoiar, dentro das suas possibilidades, todas as iniciativas de interesse educativo e a valorizar as parcerias existentes e as futuras". No entanto, diz Rui Garcia, "as escolas não podem nem devem desresponsabilizar o Governo, através do Ministério da Educação e Ciência, dos investimentos que são da sua competência direta".
Esta visita terminou com uma reunião com a direção do Agrupamento e com as coordenadoras das três escolas de 1º ciclo do Ensino Básico. Esta reunião serviu também para, no início do ano letivo, se efetuar um breve balanço, "reforçando as sugestões já referidas nos contactos regulares e quase diários entre as escolas e a Câmara, no sentido de manter a resposta educativa no concelho da Moita com qualidade, de acordo com as necessidades de cada estabelecimento de ensino", concluiu o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia.

Agência de Notícias

Comentários