Barreiro Rocks volta a ser festa para durar três dias

Festival mítico dedicado ao rock está de volta entre 5 e 7 de Dezembro 

Lembram-se do Barreiro Rocks? Como não recordar o festival de rock’n’roll à séria, instalado no pavilhão do Grupo Desportivo Os Ferroviários. Esse que ao longo dos anos nos trouxe Ty Segall quando ainda mal sabíamos quem era, e que nos deu Black Lips, Billy Childish ou Speedball Baby para se juntarem às festividades? Festa popular e festa rock’n’roll, isso é que é o Barreiro Rocks. E portanto, muito naturalmente, lembramo-nos. Aliás, como não lembrar se ele nunca se foi verdadeiramente embora? Nos últimos dois anos, os constrangimentos financeiros obrigaram a reduzir a festa a um dia bem preenchido. Este ano, teremos tudo a que temos direito: 5, 6 e 7 de Dezembro, três dias de Barreiro Rocks. Cabeças de cartaz: a israelita Tamar Aphek, mulher tanto do rock descarnado quanto da voz pop (dia 5), os The Experimental Tropic Blues Band, senhores do rock garageiro belga desde 1999 (dia 6) e os Bad New Boys (dia 7), que são nada menos do que o nome sob o qual respondem agora os nossos tresloucados xamãs do rock’n’roll preferidos, King Khan & BBQ.
A israelita Tamar Aphek é a cabeça de cartaz do primeiro dia 

A 14° edição do Barreiro Rocks vai decorrer durante três dias. Carlos Ramos, diretor do festival barreirense dedicado ao rock, diz que isso só é possível devido a "uma série de parcerias estratégicas", uma vez que o orçamento manteve-se o mesmo do ano transato. Assim, o festival vai ocorrer nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro, no Grupo Desportivo Os Ferroviários, na cidade do Barreiro. 
Mas haverá mais dos rock nos três dias do festival. O  Barreiro Rocks oferece também uma série de atividades paralelas. Carlos Ramos destaca "a extensão educativa Barreiro Rocks 4 Kids". Durante os dois dias de 13 e 14 de Dezembro, o festival promove concertos para crianças e workshops de construção de instrumentos para os mais jovens. O objetivo é "formar público e contribuir para a comunidade local", acrescenta o diretor do festival. Além disso, há ainda um ciclo de workshops sobre organização de eventos, a exibição do documentário sobre o radialista António Sérgio, "Uivo", e a apresentação da biografia do cantor Victor Gomes.
Quanto ao alinhamento musical, o Barreiro Rocks volta a apresentar um cartaz internacional, com a israelita Tamar Aphek, os belgas The Experimental Tropic Blues Band ou os norte-americanos Bad New Boys, que junta King Khan e Mark Sulta, dois nomes que já passaram pelo festival. 
A estes juntam-se alguns nomes "do melhor rock nacional da actualidade", como os Los Saguaros ou os The Jack Shits. Carlos Ramos realça ainda o facto de o cartaz prestar atenção às bandas do concelho, com alguns grupos barreirenses, como os The Act-Ups ou os The OB's. 
O diretor do festival promete assim uma edição "tão boa ou melhor que a do ano passado", esperando "cerca de 500 pessoas por dia".
Os bilhetes para o festival já estão à venda no Fórum Barreiro, MUSIC ROOM e no local do concerto e as reservas podem ser feitas através do e-mail geral@heypachuco.pt. Os ingressos diários custam entre 12.5 e 15 euros e o passe 25 euros para os três dias do festival.
Este festival é organizado pela associação cultural barreirense “Hey, Pachuco!”, com o apoio protocolado da Câmara Municipal do Barreiro.

Comentários