Alegro de Setúbal abre esta manhã ao público em geral

Ministro da Economia agradece 110 milhões investidos em Setúbal 

O ministro da Economia, Pires de Lima, agradeceu o investimento de 110 milhões de euros do Grupo Auchan no novo Centro Comercial Alegro, em Setúbal, o primeiro equipamento do género inaugurado nos últimos dois anos em Portugal. "A nossa presença nesta cerimónia é o sinal de agradecimento aos investidores por investirem 110 milhões de euros em Portugal nos últimos dois anos, creio que é algo de perfeitamente natural", disse o ministro, que presidiu esta terça-feira à cerimónia de inauguração do Alegro Setúbal. Pires de Lima salientou ainda a importância do novo espaço comercial para o concelho de Setúbal, lembrando que o novo espaço comercial permitiu criar mil postos de trabalho directos e mais 500 indirectos.Com uma área de construção de 45 mil metros quadrados, o Alegro Setúbal tem 114 lojas, incluindo o hipermercado Jumbo, uma loja da FNAC, a primeira Mango megastore em Portugal, a segunda maior loja H&M do país e nove salas de cinema. O novo centro comercial abre esta manhã ao público. 
Alegro abre esta manhã ao público em geral em Setúbal 

A abertura ao público do primeiro centro comercial de Setúbal está marcada esta manhã, pelas 10 horas, mas o novo Alegro já ontem à tarde foi elogiado pelo ministro da Economia, António Pires de Lima, durante a inauguração. O investimento de 110 milhões é encarado pelo governante como "sinais dos tempos de recuperação" que o país começa a viver, tratando-se o novo espaço do primeiro centro comercial inaugurado nos últimos dois anos no país. Será ainda o único em 2014.
Enquanto as vias de acesso à cidade sofreram uma espécie de metaformose à boleia do projeto, o Grupo Auchan apostou em repartir 114 lojas e nove salas de cinema (que irão abrir no final do mês) por uma área bruta de construção de 27 mil metros quadrados - o equivalente a cerca de três campos de futebol - garantindo a criação de mil novos postos de trabalho diretos e mais 500 indiretos, segundo revelou o diretor geral da Immochan, Mário Costa, tratando-se o Alegro de Setúbal do terceiro centro comercial da marca em Portugal. O estacionamento é gratuito, com capacidade para 2600 viaturas.
O investimento é justificado como uma "resposta às necessidades dos consumidores da região, evitando a sua deslocação para fora do concelho", pretendendo atrair os 125 mil habitantes de Setúbal, sem perder de vista "um mercado de mais 300 mil pessoas que habitam nos concelhos vizinhos", diz o director geral do centro.
"Achamos muito relevante este investimento numa área de comércio, serviços e restauração", disse ainda o ministro, considerando tratar-se de uma área barómetro da recuperação económica. "É a primeira área a sentir quando a economia começa a descer e também a uma das primeiras quando a economia começa a recuperar", acrescentou António Pires de Lima.
A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, destacou a "vitória sobre o ceticismo" que representou a inauguração do centro.
A autarca acredita que vai gerar "riqueza e desenvolvimento" à cidade, tendo procurado sossegar os comerciantes da baixa que receiam o impacto do Alegro no pequeno comércio. Pelo contrário, a chefe do executivo municipal entende que o centro comercial "vai tornar a cidade mais atrativa, ajudando o comércio tradicional a renovar-se", concluiu Maria das Dores Meira.
Além da FNAC [que ontem convidou Sérgio Godinho para a inauguração musical], da primeira Mango megastore em Portugal, a segunda maior loja H&M do país e nove salas de cinema, o novo centro comercial inclui ainda a Sport Zone, Lefties, Bershka, Zara, Stradivarius e Pull & Bear são outras lojas do novo Alegro Setúbal, entre tantas outras.
A construção do Alegro Setúbal permitiu ainda uma requalificação urbanística e paisagística de toda a zona envolvente, naquela que é a principal entrada da cidade, junto à A12.

Agência de Notícias

Comentários