Alcochete "desliga-se" de Agência Regional de Energia

Reestruturação financeira obriga Alcochete a sair da Agência S.Energia

A Câmara de Alcochete aprovou, por unanimidade, a desvinculação do município à Agência S.Energia – Agência Regional de Energia dos Concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, com efeitos a partir de dia 1 de Janeiro de 2015. Esta deliberação foi tomada na reunião de Câmara que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A saída de Alcochete da Agência S.Energia deve-se, de acordo com o vereador do ambiente, ao "Plano de Saneamento Financeiro, sendo fundamental a redução de custos e despesas do Município". Jorge Giro disse ainda que a autarquia vai continuar a "reduzir a emissão de CO2 e os custos da factura energética”. 

Alcochete sai da S.Energia em 2015  

“Em 2008, o Município de Alcochete aderiu à S.Energia e, desde então, temos recorrido aos serviços desta Agência no que diz respeito a auditorias, certificações e outros serviços. Mas também é sabido que temos conseguido concretizar a nossa ‘pegada’ energética, no sentido de reduzir a emissão de CO2 e os custos da factura energética”, começou por referir o vereador com o pelouro do Ambiente, Jorge Giro.
A intervenção na iluminação pública do Núcleo Antigo da Vila de Alcochete, no âmbito da operação Eco-Eficiência do Espaço Público do Programa de Acção para a Regeneração da Frente Ribeirinha, a introdução de relógios astronómicos nos postos de transformação, a inauguração de arruamentos com a tecnologia LED e a adesão ao projecto InovGrid são exemplos de acções que o Município de Alcochete tem vindo a concretizar com vista a alcançar uma melhor eficiência energética. Por outro lado, o Autarca relembrou ainda que a Câmara Municipal aprovou, recentemente, o Plano de Saneamento Financeiro, sendo fundamental a redução de custos e despesas do Município.
A desvinculação terá efeitos a partir do próximo dia 1 de Janeiro de 2015, sendo que, até ao final do presente, o Município de Alcochete continuará a desenvolver um trabalho de parceria com a S.Energia. Neste âmbito, Jorge Giro frisou que está em curso o trabalho referente à adesão de Alcochete "ao Pacto dos Autarcas, no qual foram assumidos um conjuntos de compromissos formais com vista a atingir as metas traçadas pela política energética da União Europeia, através de um Plano de Acção para a Energia Sustentável (PAES), que visa a redução de 20 por cento na emissão de gases de efeito de estufa (CO2) até 2020".
Consciente do importante papel assumido pela S.Energia nestas áreas de actuação, o Executivo Municipal reforçou também a disponibilidade de, no futuro, considerar outras formas de vínculo estatutariamente estabelecidas, que não a de associado fundador, como tem sido o Município de Alcochete até à presente data.

Comentários