Semana dedicada à saúde mental em Sines

Dia Mundial da Saúde Mental comemorado em Sines esta semana   

Sines recebe, entre hoje e sexta-feira, as comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, com um conjunto de iniciativas destinadas aos técnicos de intervenção social da região e à sociedade civil. Até 10 de Outubro, decorrem ações de sensibilização sobre saúde mental para alunos do 9º ano pelo Agrupamento Vertical das Escolas de Sines, nas escolas EB 2.3 Vasco da Gama de Sines e Poeta Al Berto. No mesmo período, o Projeto A Priori desenvolve atividades de animação de leitura e escrita criativa com os alunos do 1º Ciclo.


Sines promove  várias iniciativas ligadas à saúde mental  

No dia 7 de Outubro, realiza-se o workshop “Viver a Diversidade”, que pretende esclarecer as diferenças entre deficiência mental e doença mental, caracterizar diferentes deficiências e perturbações mentais, sensibilizar para a promoção da saúde mental e partilhar saberes e experiências.
A formação, destinada aos técnicos de intervenção social, decorre entre as nove e as 17 horas, nas instalações da Repsol, em Monte Feio. As inscrições podem ser feitas através do formulário digital (limitadas a 50 participantes).
Também a 7 de Outubro, pelas 17h30, o Centro de Artes de Sines recebe a atividade infantil “Oficina dos Monstros”, para crianças dos 6 aos 12 anos, mediante inscrição no CAS ou por telefone: 269 860 080.
No dia 10 de Outubro, o auditório do Centro de Artes de Sines recebe o encontro “Pensar a Saúde Mental”, entre as nove e as 17 horas, com a presença de vários especialistas.
O programa do encontro pode ser consultado no site da Câmara de Sines. A entrada é livre, mas requer inscrição até 8 de outubro, pelo e-mail sines.redesocial@gmail.com.
As comemorações são organizadas pelo Grupo de Trabalho de Saúde Mental da Rede Social de Sines. A Rede Social de Sines é uma estrutura de intervenção social local, promovida pela Câmara Municipal de Sines.

Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral reuniu em Sines
Sines recebeu, em Setembro, uma reunião de trabalho da Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral.
A Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral tem como finalidade "promover o planeamento concertado supraconcelhio para a organização dos recursos, das respostas e equipamentos sociais, através da articulação dos instrumentos de planeamento locais com as medidas e ações de âmbito nacional". A plataforma envolve os concelhos de Odemira, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.
O Conselho Local de Ação Social de Sines, presidido pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Sines, Fernando Ramos, marcou presença na reunião e apresentou aos parceiros o programa das Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, organizado pela Rede Social de Sines entre 6 e 10 deste mês.

Agência de Notícias

Comentários