Sapadores de Setúbal em prova nos Estados Unidos

Bombeiros de Setúbal no Firefighter Combat Challeng

O grupo de bombeiros que se tornou conhecido com a realização de um calendário ousado volta a ser notícia. Foram os vencedores, entre 21 equipas de norte a sul do País, do primeiro "Firefighter Challenge" português. Como prémio, uma equipa da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal representa Portugal no  Firefighter Combat Challenge 2014, competição internacional a realizar entre os dias 3 e 9 de Novembro, em Phoenix, nos Estados Unidos. Os sapadores de Setúbal enfrentam agora corporações de países como Nova Zelândia, Austrália, França, Alemanha, Argentina, África do Sul e Estados Unidos num a prova que contribui para o aperfeiçoamento de técnicas e táticas utilizadas por bombeiros. O "Firefighter Challenge" realiza-se há 22 anos e é transmitido pelo canal de televisão ESPN.



Bombeiros em competição nos Estados Unidos 

O conjunto de sapadores setubalenses, constituído por Pedro Gomes, Abraão Borges, Daniel André, Edi Silva e Mauro Castro, carimbou o passaporte para o campeonato do mundo de bombeiros após vencer, em Maio, a primeira edição portuguesa do
Firefighter Combat Challenge, com 21 equipas em prova.
A competição teve um circuito de 91,5 metros que inclui uma estrutura de andaimes, 40 degraus que as equipas sobem a correr, tábua pesadas que são passadas entre os elementos da equipa, jatos de água que tem de acertar em alvos e bonecos de 80 quilos que têm de ser arrastados. "São os dois minutos mais duros da vida deles", descreve  Pedro Simões, da Redswat, a empresa organizadora. Os cinco elementos de Setúbal fizeram o percurso num minuto e 19 segundos. Uma marca que deixa Pedro Simões confiante: "Vamos arrasar nos EUA".
Os sapadores de Setúbal enfrentam agora corporações de países como Nova Zelândia, Austrália, França, Alemanha, Argentina, África do Sul e Estados Unidos num a prova que contribui para o aperfeiçoamento de técnicas e táticas utilizadas por bombeiros.O "Firefighter Challenge" realiza-se há 22 anos e é transmitido pelo canal de televisão ESPN.
Os sapadores setubalenses que formam a equipa que, pela primeira vez, representa Portugal naquela competição mundial, foram recebidos hoje de manhã nos Paços do Concelho pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e elementos do executivo municipal.
A equipa parte esta manhã rumo aos Estados Unidos para participar na prova, que simula, num circuito composto por cinco estações, as exigências físicas num combate a incêndios em teatro de operações real, com exercícios de escalada, corte e arraste de materiais, a par de resgate de vítima.
O Firefighter Combat Challenge é um evento internacional que alia o convívio e a partilha de experiências entre bombeiros a uma competição de elevada exigência física, que permite testar procedimentos de atuação e demonstrar à população o rigor da profissão.

Agência de Notícias

Comentários