IHRU não irá abandonar moradores de Azeitão

Deputados do PSD e moradores reuniram-se com presidente do IHRU

Os deputados do PSD do distrito de Setúbal reuniram esta semana, a seu pedido, com o presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, Vítor Reis, a propósito da insolvência da Cooperativa Bairro dos Trabalhadores, de Azeitão. Nesta reunião, onde se fizeram acompanhar por alguns moradores, o presidente daquele organismo garantiu que defenderá intransigentemente o interesse público com a garantia de que os moradores de Pinhal de Negreiros e Vendas de Azeitão, no concelho de Setúbal, não serão abandonados. Segundo os moradores, a cooperativa de habitação que na década de 80 construiu os prédios foi declarada insolvente há um ano e, agora, várias famílias podem a qualquer momento perder os apartamentos para os credores.

Deputados do PSD reuniram com moradores em Azeitão 

De acordo com Vítor Reis, se o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) não tivesse reclamado os seus créditos que só representam cinco por cento da dívida de 12,4 milhões de euros que a Cooperativa acumulou, estes créditos ficariam na mão dos restantes credores que consumariam o despejo destas habitações.
Importa recordar que no encontro que os deputados social-democratas tiveram com os moradores na passada semana, comprometeram-se a acompanhar o assunto e a marcar uma reunião de urgência com o IHRU para abordar esta questão.
Neste sentido, os deputados do PSD manifestaram a Vítor Reis a sua preocupação pelo futuro destas famílias, que na sequência da cooperativa ter sido declarada insolvente há um ano, podem a qualquer momento perder os apartamentos para os credores.
O deputado social-democrata, Paulo Ribeiro, diz que a intenção de salvaguardar o interesse público e os moradores, poderá permitir um desfecho que satisfaça todas as partes envolvidas. No entanto, exortou o Ministério Público a averiguar as eventuais responsabilidades penais dos Órgãos Sociais da Cooperativa que, com a sua conduta, conduziu a cooperativa à insolvência, lesando gravemente os seus associados e que são moradores destes bairros.
Segundo os moradores, a cooperativa de habitação que na década de 80 construiu os prédios foi declarada insolvente há um ano e, agora, várias famílias podem a qualquer momento perder os apartamentos para os credores.
Aquando da visita dos deputados aos bairros em questão, Paulo Ribeiro, sublinhou que esta é uma situação que merece toda a atenção, até porque estão em causa famílias sem grandes recursos, com um grande número de desempregados e reformados entre elas, em alguns casos com uma saúde débil ou com elevada idade.
“Este é um assunto que nos preocupa porque estamos a falar do futuro imediato de muitas famílias. Apesar da complexidade jurídica da situação, esperemos que se possa arranjar uma solução entre os moradores e as várias entidades envolvidas”, concluiu o deputado social-democrata.

Agência de Notícias

Comentários