Autarcas em contacto direto com população na Moita

Câmara preocupada com estado de "degradação" do antigo quartel dos Bombeiros 

Decorreu entre 23 e 26 de Setembro o Roteiro da Freguesia da Moita promovido pela Câmara da Moita, no âmbito do Programa de Gestão Participada “Reforçar a Democracia, Preparar o Futuro”. O Presidente da Câmara, os vereadores com pelouros e os eleitos da junta de freguesia contactaram de perto com agentes locais e população, diagnosticando problemas e procurando encontrar soluções. Uma das maiores preocupações do executivo centra-se na "degradação" no antigo quartel dos Bombeiros da vila que o Estado comprou para lá instalar a GNR. Neste contacto com a população, o presidente do executivo municipal garantiu aos moradores do Penteado que a conclusão da Rede de Saneamento Básico na zona urbana consolidada "vai ter início em 2015, num investimento que rondará um milhão de euros". Em Outubro, o executivo municipal estará atento à freguesia de Sarilhos Pequenos, diz o gabinete de imprensa da Câmara da Moita. 


Autarcas ouviram as preocupações da população da freguesia da Moita

Este roteiro, explica a autarquia, "iniciou-se com uma visita às instalações do Mercado Municipal da Moita e aos comerciantes que desenvolvem a sua atividade económica naquele espaço. Na parte exterior do mercado, a comitiva definiu algumas zonas que irão ser alvo de melhorias, tornando o espaço público mais apelativo".
Seguiram-se as visitas ao Parque Municipal da Moita e ao exterior das antigas instalações do quartel dos Bombeiros Voluntários da Moita. Este imóvel, diz fonte da Câmara, "adquirido pelo Ministério da Administração Interna para a instalação do quartel da GNR, encontra-se em avançado estado de degradação, uma situação de que o Governo tem conhecimento, através dos consecutivos alertas da Câmara Municipal que continua a aguardar, há já vários meses, uma resposta ao último pedido de reunião com o secretário de Estado adjunto do Ministro da Administração Interna".
Neste roteiro, que abrangeu o centro da vila da Moita, Penteado, Brejos, Palheirão, Carvalhinho, Pinhal da Areia e Alto de São Sebastião, o presidente da Câmara Municipal, Rui Garcia, os vereadores Daniel Figueiredo, Vivina Nunes, Miguel Canudo e João Romba, em conjunto com o presidente da Junta de Freguesia, João Miguel, puderam ainda avaliar a vala do rio da Moita, as redes de saneamento, a necessidade de diversos arranjos exteriores, o estado de conservação de vários equipamentos, sinalização, passeios, pavimentos, entre outros.

Saneamento avança em 2015 no Penteado 
Parque Municipal da Moita mereceu visita do executivo 
No Penteado, Rui Garcia garantiu aos moradores que a conclusão da Rede de Saneamento Básico na zona urbana consolidada "vai ter início em 2015, num investimento que rondará um milhão de euros", disse o presidente da Câmara da Moita.
Na vertente associativa, os eleitos reuniram com o Clube Amigos do Atletismo da Moita, Clube Recreativo do Penteado, Grupo Chinquilho “A Vontade do Povo”, Clube Recreativo do Palheirão e Grupo Desportivo e Popular do Chão Duro, "cinco exemplos do dinamismo que caracteriza o movimento associativo da freguesia e do concelho", refere a autarquia.
Nestes encontros, foi possível conhecer o trabalho que os clubes têm realizado nos últimos anos, as suas necessidades e aspirações.
Durante os quatros dias do Roteiro da Freguesia da Moita, realizaram-se também encontros com as Comissões de Moradores do Bairro da Caixa, Bairro da Bela Vista e Bairro Novo.
O próximo Roteiro das Freguesias vai ser dedicado a Sarilhos Pequenos, em Outubro.

Agência de Notícias

Comentários