Vinhos de Palmela trouxeram 12 medalhas de Itália

Vinhos de Palmela recebem prémios internacionais no dia 7 de Setembro 

Palmela é o município mais premiado no Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco”, pelo terceiro ano consecutivo, com a conquista de doze medalhas (uma de ouro e onze de prata), num total de dezoito prémios. Recorde-se que o concurso, que contou este ano com a participação de um milhar de vinhos europeus, decorre todos os anos, em Itália. Para "premiar" as distinções conseguidas em Junho, a Câmara de Palmela e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho vão receber no próximo de 7 de Setembro, pelas 15 horas, a entrega de prémios do Concurso Internacional de Vinhos,  na Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, em Palmela. A entrega dos prémios acontece em plena Festa das Vindimas, a grande festa da uva e do vinho naquela vila a partir de amanhã, 4 de Setembro. 


Vinhos de Palmela continuam a conquistar o mundo 
Portugal arrecadou 50 medalhas nesta edição que decorreu em Junho, sendo novamente o segundo país, depois de Itália, com mais prémios. Dos mil vinhos a concurso, 145 eram Portugueses.
Portugal obteve 3 Grandes Medalhas de Ouro, 6 de Ouro e 41 de Prata, correspondendo a 15 Municípios, também premiados, Azambuja, Barcelos, Bombarral, Cantanhede, Cartaxo, Lamego, Loures, Gouveia, Montijo, Nelas, Palmela, Penalva do Castelo, Reguengos de Monsaraz, Rio Maior, Santa Marta de Penaguião.
No caso dos vinhos de Palmela, estes arrecadaram doze medalhas (uma de ouro e onze de prata), num total de dezoito prémios para a Península de Setúbal, que voltou a sagrar-se, também, como a região portuguesa mais galardoada, seguida do Dão e do Alentejo.
A Casa Ermelinda Freitas, além do lugar de destaque na região, foi, ainda, a adega nacional mais premiada, com um total de sete medalhas (uma de ouro e seis de prata).
No pódio local, seguiu-se a Adega Cooperativa de Palmela, com duas medalhas de prata. Galardoadas, também, com prata, foram a Casa Agrícola Assis Lobo, a Xavier Santana e a Sivipa.
O vereador Luís Miguel Calha, responsável pelas áreas do Turismo e Economia Local da Câmara de Palmela, manifestou-se "bastante orgulhoso" com estes resultados, que "dão prestígio à região da Península de Setúbal e provam, uma vez mais, a qualidade mundial dos nossos vinhos", pelo que "os produtores do concelho de Palmela estão, novamente, de parabéns".
Este é o único concurso de vinhos internacional que prevê a participação conjunta do produtor e do Município de proveniência das produções e "tem como elemento diferenciador dos outros concursos, a missão de valorizar as produções, fruto da tradição e de um território distinto", diz a Câmara de Palmela.

Lista premiados Palmela (por ordem de classificação):
Ouro
Casa Ermelinda Freitas | Dona Ermelinda Branco (2013)

Prata

Casa Ermelinda Freitas | Syrah (2011)
Casa Ermelinda Freitas | Cabernet Sauvignon (2011)
Casa Agrícola Assis Lobo | Lobo Mau Reserva Tinto (2010)
Adega Cooperativa de Palmela | Vale dos Barris Branco Moscatel (2013)
Adega Cooperativa de Palmela | Adega de Palmela Moscatel de Setúbal (2012)
Casa Ermelinda Freitas | Touriga Nacional (2011)
Casa Ermelinda Freitas | Alicante Bouchet (2012)
Casa Ermelinda Freitas | Dona Ermelinda Reserva Tinto (2012)
Xavier Santana | Quinta do Monte Alegre Syrah (2012)
Casa Ermelinda Freitas | Quinta da Mimosa Tinto (2011)
Sivipa | Ameias Syrah (2013)

Agência de Notícias

Comentários