Palmela aprova verba para refeições escolares

Câmara investe 736 mil euros em refeições escolares no concelho 

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na última reunião pública, as propostas de fornecimento de refeições nos estabelecimentos de educação e ensino do 1.º ciclo e educação pré-escolar da rede pública, assim como as comparticipações relativas às atividades de animação e apoio à família, ao Agrupamento de Escolas José Saramago, no âmbito do Programa de Alimentação Escolar. De acordo com o documento aprovado, a autarquia irá investir 736 mil euros em mais de 323 mil refeições escolares nas escolas do concelho. 

Município  irá servir mais de 323 mil refeições nas escolas

De acordo com o comunicado da autarquia, estima-se que o encargo financeiro relativo ao fornecimento de refeições escolares, que “abrange 23 estabelecimentos de educação e ensino do concelho, atinja o valor de superior a 736 mil euros, determinado de acordo com o número de refeições previstas para o ano letivo de 2014/2015 (323.400 refeições confecionadas no local, ao preço unitário de 1,41 euros e 134.475 refeições transportadas, ao preço unitário de 1,06 euros)”.
Além dos períodos letivos, esta prestação de serviços prevê que sejam garantidas refeições nos dias úteis durante as interrupções letivas, uma medida que se constitui como um apoio suplementar para alunos carenciados, indicados pelos Agrupamentos Escolares.
A autarquia de Palmela aprovou também a atribuição de apoio financeiro, no valor global de 13.355 euros ao Agrupamento de Escolas José Saramago, correspondente a acertos do 3.º período do anterior ano letivo e um adiantamento referente ao 1.º período do ano letivo 2014/2015. Esta comparticipação é relativa às crianças beneficiárias de apoio alimentar que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico na Escola Básica José Saramago, em Poceirão e utilizam o refeitório da escola, gerido pelo Agrupamento. "No ano letivo 2013/2014 almoçaram, diariamente, 161 alunos, dos quais 106 são beneficiários de apoio alimentar", diz o gabinete do vereador da educação de Palmela.
Por último, a Câmara aprovou a proposta relativa ao custo das atividades de animação e apoio à família na educação pré-escolar, que mantém um valor de 55 euros, e as comparticipações familiares mensais dos agregados, com base no respetivo escalão do abono de família. 
As atividades de animação e apoio à família abrangem, diz a Câmara de Palmela, "um total de 490 crianças em atividades de movimento e dança, motricidade, yoga, música e expressão dramática".

Comentários