Montijo realiza Feira Quinhentista no fim de semana

Feira para honrar história e identidade da Aldeia Galega 

A Feira Quinhentista de Aldeia Galega está a chegar.  Em 2014 celebram-se os 500 anos do Foral Manuelino de Aldeia Galega do Ribatejo, outorgado a 15 de Setembro de 1514 por D. Manuel I. Para comemorar esta data, a Câmara do Montijo preparou um conjunto de iniciativas que procuram honrar a história e a identidade dos montijenses. Durante três dias, no centro da cidade vai poder assistir à recriação de diversos quadros históricos ficcionados baseados em factos e lendas de Aldeia Galega do Ribatejo, nas primeiras décadas do século XVI. A tudo isso junta-se as tascas e as tabernas da época, as danças e cantares e muita animação de rua. 

Feira  recorda os 500 anos do Foral da Aldeia Galega   


Organizada pela Câmara Municipal do Montijo e pela ALIUSVETUS – Associação Cultural História e Património com o apoio da Junta de Freguesia da União de Freguesias Montijo Afonsoeiro, a abertura da Feira Quinhentista de Aldeia Galega está marcada para o dia 12 de Setembro, às 17 horas, com uma arruada e desfile pelas ruas.
Durante três dias, no centro da cidade (zona da Praça Gomes Freire de Andrade, Rua Guerra Junqueiro e Praça da República) vai poder assistir à recriação de diversos quadros históricos ficcionados baseados em factos e lendas de Aldeia Galega do Ribatejo, nas primeiras décadas do século XVI.
Paralelamente poderá desfrutar do ambiente de convívio social e cultural do século XVI, através da reconstituição do tipo de mercado e produtos comercializados na época, das tascas e tabernas, das exibições de jogos tradicionais, dos cortejos, dos espetáculos de dança, de teatro e de animação de rua.
No dia 15 de Setembro, às 21 horas, na Galeria Municipal terá lugar a sessão solene evocativa dos 500 Anos do Foral onde será apresentado o livro “Foral de Aldeia Galega do Ribatejo 1514” da autoria de João José Alves Dias. Trata-se de uma obra que publica o documento existente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e que o autor apresentará sob o título “Uma história diferente: o Foral de Aldeia Galega do Ribatejo”.
João José Alves Dias é doutorado em História e professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL). É diretor do Centro de Estudos Históricos da referida Universidade e conceituado historiador com várias obras e estudos publicados.
A sessão solene evocativa dos 500 Anos do Foral Manuelino contará, ainda, com a presença do grupo Animae Vox que interpretará música coral medieval.
As comemorações dos 500 anos do Foral incluirão, também, um ciclo de conferências. Uma vez por mês, aos sábados, na Galeria Municipal historiadores nacionais e locais vão participar neste ciclo de conferências que dará a conhecer melhor os alicerces da nossa história e identidade coletiva.
Recorde-se, que que Aldeia Galega do Ribatejo (hoje Montijo) recebeu a sua carta de foral no dia 15 de Setembro de 1514, outorgada pelo Rei D. Manuel I. Foi o reconhecimento da importância da vila na rede de comunicações, na época, entre Lisboa, o Alentejo e Espanha, razão para, no reinado seguinte de D. João III, aqui se ter sediado o serviço denominada de mala posta, em 1533, assegurando desta forma o serviço público de correio.
Conheça o programa completo da Feira. "Junte-se a nós e faça uma viagem ao passado". O convite é da autarquia de Montijo que espera por muita gente. 

Comentários