Mais de 20 peças na Festa do Teatro de Setúbal

Festa do teatro percorre principais salas de Setúbal

Vinte e três peças, entre as quais três estreias, concertos, uma mostra de curtas-metragens e uma oficina de cinema, compõem a XVI Festa do Teatro, a decorrer em Setúbal, de 22 a 31 de Agosto. A edição deste ano abre as portas a jovens criadores e a novas estruturas cénicas para usufruírem da logística e promoção do certame. Do teatro à música, passando pelas curtas-metragens, exposições, debates e espetáculos de sala e de rua, além da apresentação de novas formas artísticas e de natureza pluridisciplinar, o festival tem alcançado relevo a nível nacional, em parte pela exigência do público. A presidente da Câmara de Setúbal enalteceu a “notável persistência e vontade de trazer teatro ao público setubalense”. 

Festa do teatro regressa aos palcos de Setúbal a 22 de Agosto 

Uma das novidades da programação desta edição do Festival Internacional de Teatro consiste na introdução da secção “Mais Festa”, na qual vão estar a concurso oito peças, que serão analisadas e votadas por um júri, com o objetivo de escolher uma que venha a fazer parte da secção oficial do certame, em 2015, disse à Lusa o diretor do Festival.
José Maria Dias, que também dirige a companhia promotora do festival - o Teatro Estúdio Fonte Nova - acrescentou tratar-se, “sobretudo, de uma forma de possibilitar que as companhias mais jovens e emergentes, muitas vezes recém-saídas da formação académica, mostrem ao público o trabalho que desenvolvem”.
“Trilogia Whitman - Capítulo II- Saudação”, pelo Teatro Estúdio Fonte Nova, no dia 23, “Bom dia! E outros pensamentos”, por Ricardo Campos, e “Da inutilidade”, por Tiago Bôto e Wagner Borges, são as peças que se estreiam na edição deste ano do festival, acrescentou José Maria Dias.
Das três estreias, apenas a peça do Teatro Estúdio Fonte Nova foi incluída na secção oficial do certame, enquanto as outras duas fazem parte da secção “Mais Festa”.
“Este ano temos o dobro das peças que tivemos na edição de 2013, porque achamos que Setúbal merece uma iniciativa desta dimensão, e decidimos introduzir a secção Mais Festa, porque somos muito solicitados e o festival já se tornou num evento de referência a nível nacional”, explicou o diretor daquela companhia de teatro de Setúbal e do festival.

Mais Festa traz mais teatro 
A introdução da secção “Mais Festa” foi também, segundo José Maria Dias, uma forma de aumentar o festival, já que, nas anteriores edições, este era composto apenas pela secção oficial.
Este ano, a programação da XVI Festa do Teatro reparte-se por três secções: a oficial, com dez peças (uma estreia), a secção “Mais festa”, com oito peças (duas estreias), e a secção “Mais Festa/extraconcurso”, com cinco espetáculos.
“Os negros e os deuses do norte”, pela companhia João Garcia Miguel, que se estreou a 14 de Julho no Festival de Almada, “Punk Rock”, pelos Artistas Unidos, e “Farsas per musica”, pelo Teatro das Beiras, fazem parte da secção oficial.
Nesta secção, particpam as únicas companhias estrangeiras que marcam presença nesta edição do festival, com duas peças: “Cafundó onde o vento faz a curva”, pela Companhia d´Artes do Brasil (CIA d´Artes do Brasil), que vai à cena a 25 de agosto, (dia em que comemora as bodas de prata), e “La caravana passa”, pelo grupo espanhol Circ Panic.
Conversas sobre teatro, uma exposição de fotografia, uma oficina prática de cinema e uma feira do livro fazem parte da programação paralela desta Festa do Teatro de Setúbal.
Haverá ainda apresentações musicais de, entre outros, Davide Fournier e Filipe Oliveira, Sara VC e Pedro Banza.

"A aposta na cultura é uma aposta no futuro”
Os espetáculos continuam a realizar-se nos três espaços habituais de edições anteriores - Auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, Parque do Bonfim e Fórum Municipal Luísa Todi -, mas alargam-se a mais sete espaços da cidade.
Café das Artes/Pátio do Dimas e Sala José Afonso, ambos na Casa da Cultura de Setúbal, Parque Urbano da Albarquel, Casa da Avenida, Teatro de Bolso, Praça do Bocage e Praia da Saúde são os outros locais onde este ano se realizam espetáculos.
A XVI Festa do Teatro é uma iniciativa do Teatro Estúdio Fonte Nova, em colaboração com a Câmara de Setúbal, e a edição deste ano conta, pela primeira vez, com o apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes).
A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, enalteceu a “notável persistência e vontade de trazer teatro ao público setubalense”, num certame que oferece à cidade “o melhor das artes de palco” e proporciona “mais cultura” em novos e renovados espaços municipais.
"A aposta na cultura é uma aposta no futuro”, vincou a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira. O subsídio financeiro de 19 mil euros à Festa do Teatro é um dos exemplos dos apoios municipais concedidos regularmente para a “criação de condições para que os agentes culturais possam desenvolver as suas atividades”, a chefe do executivo setubalense.
A autarca destacou que “Setúbal promoveu, nos últimos anos, um enorme investimento na requalificação de equipamentos culturais”, a par de apoios financeiros e logísticos a um conjunto variado de iniciativas. “São de suprema importância para a construção de uma cidade mais forte”.
Pode consultar AQUI o programa completo da XVI Festa do Teatro.

Agência de Notícias

Comentários