Festas do Barreiro começam esta sexta-feira

Barreiro há espera de 100 mil pessoas durante as Festas da cidade 

Está tudo pronto para a festa. A renovada Avenida da Praia está preparada, a mesa comunitária de petiscos, amizades e animação é, a partir de sexta-feira, a casa de todos os barreirenses e dos milhares de visitantes. Basta, como escreveu um poeta, “que um amigo traga consigo um amigo mais a alegria”. Artesanato, feirantes, gastronomia, tasquinhas, divertimentos, juventude, desporto, exposições, mostra empresarial e institucional, e muita, muita música, caracterizam este evento, com três palcos. A banda The Gift, sexta-feira, dia 8, pelas dez da noite, abre dez dias de espetáculos no Palco das Marés, que encerram, domingo, 17 de Agosto, à mesma hora, com Quim Barreiros. Pelo meio ainda há Cais Sodré Funk Connection, Cruzados e Maria Café, uma Noite de Fados, entre mil e outra coisa para animar as gentes do Barreiro. 


Festas do Barreiro já foram apresentadas 


“Estas Festas são, cada vez mais, aquilo que é um desejo do executivo que é construir a cidade com todos”, referiu Regina Janeiro, vereadora da cultura e responsável pelas festas da cidade, no lançamento do evento. 
O horário do comércio nas Festas do Barreiro foi alargado em duas horas permitindo “redesenhar o recinto” e surgir com “uma nova disposição no terreno”, diz Regina Janeiro. O novo desenho das festas “proporciona uma maior fruição da zona”.
Neste particular, refira-se, a realização, pelas 19 horas, do dia 14 de Agosto, de uma Sardinhada, na Avenida Bento Gonçalves (Avenida da Praia), as várias atividades preparadas pelos próprios estabelecimentos da Avenida e o alargamento do horário do comércio em duas horas.
A presidente da comissão de festas diz que houve um “esforço muito grande da autarquia e da população”, na requalificação da zona "para as várias atividades, preparadas pelos próprios estabelecimentos da avenida", esclarece Regina Janeiro.
O presidente da autarquia carateriza as festas como um espaço de “convívio, lazer, e bem-estar”, que se procura que sejam “uma mostra daquilo que se faz no Barreiro”, garante Carlos Humberto.
As Festas trazem este ano um “triplo mote” inspirado nos 50 anos dos jogos juvenis do Barreiro, 40 anos do 25 de Abril e os 30 anos da cidade, refere o presidente da Câmara do Barreiro. Carlos Humberto refere o esforço realizado nos últimos anos “para que as festas sejam, cada vez mais da cidade, do concelho e cada vez menos as festas da câmara”.
“As Festas são, sempre, o somatório de pequenas ou grandes participações, pequenos ou grandes envolvimentos”, realçou Carlos Humberto, enaltecendo a compreensão de quem vive nas imediações do recinto, que, tendo a vantagem de estar “à porta” do evento, pode, de alguma forma, ser afetado pela sua realização.

 Programação do Palco das Marés
Cidade prepara-se para receber milhares de pessoas 
As Festas do Barreiro, que decorrem de 8 a 17 de agosto, contam com artesanato, tasquinhas, desporto, exposições e uma mostra empresarial e institucional, além da música que será protagonizada por artistas como os The Gift, Cais do Sodré Funk Connection e Quim Barreiros. "As mais de 100 mil pessoas que habitualmente nos visitam serão muito bem-vindas", diz Regina Janeiro.
O Programa das Festas, “de palco”, que representa montantes mais elevados, é financiado “por entidades que, connosco, acham que podem ajudar a projetar o Barreiro e a melhorar as Festas do Barreiro”, registou Regina Janeiro, realçando, ainda, o facto de cinco dos nomes que constam no Programa do Palco das Marés serem oriundos do concelho.
O Programação do Palco das Marés abre pelas 22 horas de sexta-feira, 8 de Agosto, com um concerto com a banda The Gift. Seguem-se Cais Sodré Funk Connection (a 9 de Agosto), Cruzados e Maria Café (10 de Agosto), Caelum’s Edge (11 de Agosto), Roda Mágica (12 de agosto), Bon Sauvage (13 de Agosto), uma Noite de Fados, com José Guerreiro (14 de Agosto), Banda Municipal do Barreiro (15 de Agosto), D.A.M.A (16 de Agosto) e, no encerramento da edição 2014, Quim Barreiros (17 de Agosto). Após o final deste espetáculo, haverá fogo-de-artifício.
“Encontro”, “convívio”, “lazer”, “bem-estar”, “descontração”, “descompressão” foram palavras que Carlos Humberto utilizou para caracterizar as Festas do Barreiro, que se procuram que sejam uma “mostra daquilo que se faz no Barreiro”, conclui o presidente.
As Festas do Barreiro 2014 são uma organização da Comissão de Festas, composta por: Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita, Associação de Mulheres com Patologia Mamária, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, Banda Municipal do Barreiro, Câmara Municipal do Barreiro, Gasoline – Associação Cultural e Desportiva, Instituto dos Ferroviários, Jardim-de-Infância D. Pedro V, Memória Colorida – Associação de Amigos da Colónia de Férias da CUF, Moto Clube do Barreiro, Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros” e União das Freguesias de Barreiro e Lavradio.
O programa atualizado, planta do recinto e todos os pormenores sobre o evento encontram-se publicados no Jornal das Festas – distribuído por vários locais do Concelho – e encontram-se, atualizados, no Sítio Oficial  da Câmara do Barreiro e no Facebook da autarquia barreirense.

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 

Comentários