Festanima arranca esta tarde em Setúbal

Escarpas de Santos Nicolau em festa até 17 de Agosto 

A música e a gastronomia tradicional são atrativos da 12.ª Festanima, certame a realizar até 17 de Agosto, nas Escarpas de Santos Nicolau, num dos locais privilegiados para contemplar Setúbal e o rio Sado. “Esta é uma festa que demonstra o empenho do movimento associativo e que, ao longo de 12 anos, se afirmou na cidade”, salientou o vice-presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, na apresentação do certame, no auditório da Junta de Freguesia de São Sebastião.


Festa e animação voltam às Escarpas de Santos Nicolau 

A 12.ª Festanima, organizada pela Associação de Festas Populares de São Sebastião, com os apoios da Junta de Freguesia de São Sebastião e da Autarquia, decorre ao longo de cinco dias num “espaço com características excecionais” que “proporciona uma vista fantástica para a baía de Setúbal”, destacou o autarca.
No recinto na Avenida Belo Horizonte, que funciona todos os dias a partir das 18 horas, marca presença uma dezena de coletividades da freguesia de São Sebastião, que apresentam aos visitantes do certame uma oferta gastronómica variada, com petiscos para todos os gostos.
A Festanima, que ano a ano “se reinventa”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, é uma festa “de cariz verdadeiramente popular e que nasce do movimento associativo”. Adiantou ainda que o certame constitui “um importante contributo para as receitas das próprias coletividades”.
Aliado à oferta gastronómica, ao artesanato e aos divertimentos, a 12.ª Festanima proporciona cinco dias de animação musical, sempre a partir das 21 horas, com “um elenco de artistas e convidados muito bom”, frisou a presidente da Associação de Festas Populares de São Sebastião, Madalena Lopes.

Destaques do programa 
O programa musical inclui, a 13, uma atuação de Jorge Guerreiro e um baile com Luís Rosa, enquanto a 14 realiza-se a Noite das Madrinhas das Marchas Populares, seguida de um baile com Luís Rouxinol. A 15 há um espetáculo por Catarina Castanhas e um baile com música oferecida por João Tendeiro.
Pelo recinto da Festanima, que funciona até à meia-noite nos dias de semana e até às dua da manhã durante o fim de semana, passam ainda, no dia 16, Susana Almeida e Fátima Dias, com um baile. Para a última noite das festividades está reservado um espetáculo de Paulo Ribeiro e um baile por Manuel Marques.
A inauguração oficial do certame está agendada para esta tarde, 13 de Agosto, às 20 horas, numa cerimónia a realizar na sede do Grupo Desportivo “Os Amarelos”. Após a sessão, há um cortejo até ao recinto da Festanima, momento acompanhado pela banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense.
A realização do certame motiva o encerramento ao trânsito da Avenida Belo Horizonte entre os dias 13 e 17, no troço compreendido entre as ruas Dr. José Barros de Vasconcelos e Rodrigo Ferreira da Costa. Como alternativa os automobilistas devem utilizar as ruas Dr. José Barros de Vasconcelos e D. Pedro Fernandes Sardinha, assim como a Avenida D. Manuel I.

Agência de Notícias

Comentários